Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Dezembro foi o mês em que se realizaram mais testes à Covid-19

Esta sexta-feira foi batido um recorde de testes.

Dezembro foi o mês em que se realizaram mais testes à Covid-19
Notícias ao Minuto

10:25 - 19/12/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Dezembro foi o mês em que se realizaram mais testes à Covid-19, dá conta, este domingo, o Instituto Ricardo Jorge.

O mês ainda não chegou ao fim e foram realizados já 2.264.893 testes de diagnóstico, dos quais cerca de 760 mil são TAAN/PCR e mais de 1,5 milhões são testes rápidos de antigénio de uso profissional(TRAg). 

Na semana passada foi batido o recorde  máximo de testes realizados numa semana. Sexta-feira, 17 de dezembro, foi o dia com mais testes feitos: 227 mil.

O anterior máximo de testagem mensal tinha sido estabelecido em julho deste ano, com 2.031.649 testes efetuados, valor que foi agora ultrapassado em apenas 17 dias.

Desde o início do mês, Portugal registou números de testagem diária superiores a 100 mil testes.

Esta instituição acredita que estes números são o resultado das medidas  decorrentes da Resolução do Conselho de Ministros de 27 de novembro, e nas quais se inclui a necessidade de apresentação de teste negativo para SARS-CoV-2 no acesso a determinados serviços ou locais, bem como o aumento de pontos de testagem em todo o país.

Recorde-se que desde 19 de novembro os testes efetuados nos laboratórios e farmácias aderentes voltaram a ser gratuitos, uma medida que abrange, agora, toda a população (quatro testes gratuitos por mês) e que pretende reforçar a proteção da saúde pública e o controlo da pandemia. Esta medida vigora, pelo menos, até ao dia 31 de dezembro.

[Notícia atualizada às 10h41]

Leia Também: Cerca de 80% da rede de laboratórios realiza testes rápidos gratuitos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório