Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Entra em vigor amanhã proibição de discriminação na doação de sangue

Diploma foi publicado hoje em Diário da República.

Entra em vigor amanhã proibição de discriminação na doação de sangue
Notícias ao Minuto

11:02 - 15/12/21 por Notícias ao Minuto

País Doação de sangue

Foi publicado, esta quarta-feira, em Diário da República, o diploma que proíbe a discriminação em razão da identidade de género ou orientação sexual na elegibilidade para dar sangue.

"A presente lei proíbe a discriminação na elegibilidade para dar sangue em razão da identidade de género, orientação sexual, expressão de género e das características sexuais e promove a dádiva de sangue junto dos jovens", lê-se no despacho, que altera o Estatuto do Dador de Sangue.

Assim sendo, "pode dar sangue aquele que cumpra critérios de elegibilidade definidos por portaria do Ministério da Saúde, de forma objetiva, clara, proporcional e respeitando os princípios da confidencialidade, equidade e não discriminação".

O despacho determina ainda que estes critérios não podem discriminar o dador de sangue "em razão da sua orientação sexual, da sua identidade e expressão de género, e das suas características sexuais".

"Compete aos serviços de sangue garantir que os dadores de sangue cumprem todos os critérios de elegibilidade e que estes critérios são aplicados de forma objetiva, igual e proporcional a todos os candidatos", lê-se ainda no documento, que produz efeitos a partir de amanhã.

O decreto-lei foi aprovado pela Assembleia da República a 5 de novembro, com votos favoráveis de todos os partidos, e promulgado pelo Presidente da República no final do mesmo mês.

Leia Também: Doação sangue. Aprovada proibição de discriminação por orientação sexual

Recomendados para si

;
Campo obrigatório