Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Rendeiro "pode beneficiar de proteção consular" mas ainda "não requereu"

Augusto Santos Silva indica que "a embaixada portuguesa em Pretória fez deslocar para Durban o conselheiro da embaixada", para acompanhar o processo. 

Rendeiro "pode beneficiar de proteção consular" mas ainda "não requereu"
Notícias ao Minuto

15:20 - 13/12/21 por Notícias ao Minuto

País Augusto Santos Silva

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, reagiu, esta segunda-feira, à detenção de João Rendeiro, na África do Sul, afirmando que "tal como qualquer outro português" beneficia de proteção consular, porém, "não a requereu até agora". 

Augusto Santos Silva indica ainda que, "de qualquer forma, a embaixada portuguesa em Pretória fez deslocar para Durban o conselheiro da embaixada", para acompanhar o processo. 

"O nosso cônsul honorário esteve hoje em tribunal para que possamos ter todas as informações indispensáveis o mais rapidamente possível", acrescentou. 

O ministro refere ainda esperar que "o processo continue a desenrolar-se no quadro em que se tem desenrolado até agora, isto é com cooperação exemplar entre as autoridades judiciárias dos dois países, Portugal e África do Sul". 

Sobre o processo judicial em si, Santos Silva escusou-se a comentar justificando que as autoridades judiciárias estão a conduzir o processo e que "à justiça, o que e da justiça". 

Recorde-se que a audiência de João Rendeiro, que estava marcada para esta segunda-feira, foi adiada para amanhã a pedido da defesa. Apesar disso, o ex-banqueiro, que foi detido no sábado, esteve no tribunal de Verulam, onde foi apenas identificado.

[Notícia atualizada às 15h42]

Leia Também: Extradição fora de discussão nos primeiros dias de Rendeiro em tribunal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório