Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Candidatura para construir heliporto no Hospital de São João foi aprovada

O primeiro-ministro revelou hoje que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte) aprovou esta semana a candidatura para o financiamento da criação de um heliporto no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto.

Candidatura para construir heliporto no Hospital de São João foi aprovada
Notícias ao Minuto

13:45 - 11/12/21 por Lusa

País António Costa

"Ainda esta semana a CCDR-N aprovou a candidatura para o financiamento de uma obra muito importante para este hospital e para toda a região norte que é a viabilização do heliporto que vai servir mais do que a população do Porto, toda a região", revelou António Costa, na inauguração da nova ala pediátrica daquele hospital.

O investimento na construção do heliporto faz parte do Plano de Atividades e Orçamento do Centro Hospitalar de S. João, que já foi aprovado pelos ministérios da Saúde e das Finanças.

O primeiro-ministro disse ainda que o heliporto permitirá "assegurar o acesso urgente de todos os doentes da região" ao Hospital de São João e garantir cuidados diferenciados.

"Bom trabalho com o heliporto", desejou António Costa.

Em julho, os municípios do Porto, Maia e Valongo assumiram o compromisso de apoiarem o Hospital de S. João na construção de um heliporto, mas instaram o Governo a resolver com "urgência" esta questão.

Numa visita à unidade de saúde, que é a referência hospitalar no norte do país, os autarcas Rui Moreira (Porto), José Manuel Ribeiro (Valongo) e António Silva Tiago (Maia) assinaram um ofício a vincar a importância estratégica do equipamento e apontaram uma solução de financiamento para a sua construção.

"O Hospital de S. João tem uma especial preponderância nestes três municípios e temos de persuadir o Governo, dentro dos fundos estruturais europeus existentes para a região, a financiar a obra. As nossas câmaras, se for caso disso, estão disponíveis para repartir entre si a percentagem da componente nacional", disse Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto.

O presidente da Câmara do Porto vincou que, "em comparação com os hospitais centrais de Lisboa e Coimbra, o S. João é o único que tem esta carência [do heliporto]", e considerou "ilógico" que, num caso de urgência, os doentes sejam transportados para o heliporto do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e depois reencaminhados de ambulância para o S. João.

Para resolver esta questão, a administração do Hospital S. João, com o apoio da ANAC - Autoridade Nacional da Aviação Civil, já desenvolveu um projeto para a construção do equipamento nas suas instalações, avaliado em 1,4 milhões de euros, que já foi alvo de um concurso público e tem um concorrente apto a concluir a empreitada em seis meses, logo que o financiamento seja atribuído.

"É um projeto emblemático não só para o hospital, como para a região. Esta é a unidade de referência para doentes críticos de todo o Norte, nomeadamente na vertente pediátrica e nos doentes queimados, mas temos problemas no acesso quando são doentes que precisam cuidados urgentes", explicou à época Fernando Araújo, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João.

O responsável lembrou que na construção da unidade, há 62 anos, havia um heliporto, mas que há cerca de 20 anos o equipamento foi interrompido por questões técnicas, algo que tem beliscado a eficácia do socorro prestado.

"Torna-se mais difícil e demorado. Há doentes em que o tempo é um fator limitativo no ponto de vista de recuperação. Este heliporto dará uma maior segurança e maior capacidade de intervenção na rede hospitalar", completou Fernando Araújo.

O presidente do Conselho de Administração do S. João, apontou, ainda, que o heliporto "permitirá rentabilizar todo o esforço feito na criação destes equipamentos em outras zonas do país, nomeadamente no interior, e também dinamizar a excelente frota que o INEM possui".

Leia Também: Ala pediátrica do São João prova que é possível "fazer acontecer sonhos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório