Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Garcia de Orta sem novos casos após encerrar urgência pediátrica

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, anunciou que até à data não foram identificados casos positivos nos 28 profissionais em isolamento profilático imediato após um caso da variante Ómicron relacionado com o surto na Belenenses SAD.

Garcia de Orta sem novos casos após encerrar urgência pediátrica
Notícias ao Minuto

21:30 - 02/12/21 por Lusa

País Almada

Este caso de covid-19 da variante Ómicron levou ao encerramento temporário dos serviços de urgência pediátrica e consulta externa de pediatria do Hospital Garcia de Orta, em Almada, a partir das 22:00 de hoje e por um período de 14 dias.

O hospital aplicou a medida de isolamento profilático imediato a todos os contactos de risco identificados, cumprindo assim as orientações da autoridade de saúde.

Foram detetados 28 contactos de risco entre os profissionais de saúde, os quais estão a ser acompanhados pelo Departamento de Saúde Ocupacional da unidade hospitalar e que vão permanecer em isolamento profilático durante 14 dias.

Além dos profissionais de saúde, o hospital identificou ainda 28 utentes, considerados contactos de risco, em ambulatório, que já estão a ser seguidos pela autoridade de saúde local.

Em comunicado enviado à agência Lusa o hospital assegura que até hoje não foram identificados mais casos positivos e que os 28 vão continuar em isolamento profilático, salvo orientação contrária da Autoridade de Saúde Local.

Em caso de situação de doença aguda, em crianças em idade pediátrica, o hospital apela à população que recorra, em primeiro lugar, aos centros de saúde do ACES Almada-Seixal, para atendimento entre as 08h00 e as 20h00, nos dias úteis.

Aos fins de semana e feriados podem deslocar-se aos serviços de Atendimento Complementar do Centro de Saúde da Amora (Seixal) ou do Centro de Saúde Rainha D. Leonor (Almada), das 10h00 às 17h00.

Em situações que requeiram atendimento urgente de crianças em idade pediátrica, os utentes devem dirigir-se, para atendimento, nos hospitais da península de Setúbal e nos hospitais em Lisboa: Hospital D. Estefânia (Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE), Hospital de Santa Maria (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE) ou no Hospital S. Francisco Xavier (Centro Hospitalar Lisboa Ocidental), este último no período diurno.

O Hospital Garcia de Orta refere ainda que ativou todos os procedimentos necessários para garantir a prestação dos melhores cuidados de saúde à sua população, no respeito pelos níveis de qualidade e segurança estabelecidos, estando em permanente contacto com a Autoridade de Saúde Local, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP, Direção Geral da Saúde e Tutela e dará seguimento às orientações que venham a ser emitidas.

A covid-19 provocou pelo menos 5.223.072 mortes em todo o mundo, entre mais de 262,93 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.471 pessoas e foram contabilizados 1.154.817 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, foi recentemente detetada na África do Sul, tendo sido identificados, até ao momento, 19 casos em Portugal.

Leia Também: "O que acontece no Garcia de Orta não é um surto"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório