Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Veio para ficar. Fim de semana com frio, alguns aguaceiros e neve

Termómetros vão registar -2ºC no domingo nos distrito da Guarda e de Viseu.

Veio para ficar. Fim de semana com frio, alguns aguaceiros e neve
Notícias ao Minuto

09:05 - 26/11/21 por Melissa Lopes

País IPMA

A massa de ar polar que atingiu Portugal esta semana uma descida acentuada da temperatura e até queda de neve. A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para o fim de semana é de que o frio vai mesmo continuar a ser o denominador comum.

Além disso, os meteorologistas preveem agitação marítima forte na costa ocidental, vento forte nas terras altas e na faixa costeira ocidental, chuva fraca em especial no litoral Norte e Centro.

O céu apresentar-se-á geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da manhã, de norte para sul. No norte, até ao início da manhã, haverá períodos de chuva fraca, e na região Centro, em especial no litoral, até ao final da manhã, podendo estender-se ao litoral oeste da região Sul, e eventualmente, ao interior do Alentejo até início da tarde. Está prevista a queda de neve acima de 1100/1300 metros de altitude.

Para domingo prevê-se um aumento da nebulosidade em todo o território continental, aguaceiros no litoral Norte e Centro e a descida da temperatura, em especial da mínima. Guarda e Viseu vão registar -2ºC no domingo (no sábado 0ºC) e Vila Real -1ºC (no sábado 1ºC).

No resto do território continental, as mínimas vão oscilar no domingo entre os 8ºC em Lisboa, 6ºC em Faro, os 5ºC no Porto e os 3ºC em Évora. As máximas vão variar entre os 16ºC em Faro, os 15ºC em Lisboa, os 13ºC no Porto e 5ºC na Guarda, o distrito mais frio do país. Na Serra da Estrela, os termómetros deverão mesmo marcar -7ºC tanto amanhã como no domingo. 

Devido à agitação marítima, os distritos de Lisboa, Leiria e Coimbra estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas com quatro metros. Um aviso que se estende no domingo a todos os sete distritos do litoral Norte e Centro (Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo). 

Leia Também: Chegada do frio 'empurra' eletricidade para semana mais cara da história

Recomendados para si

;
Campo obrigatório