Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Restaurantes de Beja transformam-se em casas de fado

Três restaurantes do centro histórico de Beja vão transformar-se em casas de fado na sexta-feira à noite para fadistas e clientes poderem "Jantar com Amália", através de uma "uma viagem" pelo repertório da fadista.

Restaurantes de Beja transformam-se em casas de fado
Notícias ao Minuto

12:26 - 25/11/21 por Lusa

País Fado

A iniciativa, denominada "Jantar com Amália", é promovida pela Câmara de Beja, no âmbito das comemorações do centenário da fadista e do 10.º aniversário da classificação do fado como Património da Humanidade.

Segundo o município, a iniciativa visa transformar os restaurantes do centro histórico aderentes em casas de fado, onde, a partir das 19:30, haverá concertos para "uma viagem pelo repertório da grande senhora do fado".

No restaurante Luiz da Rocha, fados de Amália vão ouvir-se pelas vozes das fadistas Ana Rato e Manuel Rodrigues, acompanhados pelos músicos José Pedro Grazina (baixo), Carlos Franco (viola de fado) e Rogério Mestre (guitarra portuguesa).

Os fadistas Beatriz Felício e José Geadas, também tocador de guitarra portuguesa, e o músico João Domingos (viola de fado) vão interpretar fados de Amália no restaurante A Muralha.

Já no restaurante A Pipa, vão atuar as fadistas Sofia Ramos e Maura Airez, acompanhadas pelos músicos André Dias (guitarra portuguesa) e João Filipe (viola de fado).

Amália Rodrigues nasceu em 01 de julho de 1920, mas só foi registada no dia 23 daquele mês, e morreu em 06 de outubro de 1999, em Lisboa.

O fado foi classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade, em 27 de novembro de 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Leia Também: Fadista Nuno de Aguiar celebra 70 anos de carreira na Voz do Operário

Recomendados para si

;
Campo obrigatório