Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Rendeiro não volta a Portugal e diz que "Salgado segue vida tranquila"

Ex-banqueiro em fuga à justiça portuguesa desde setembro diz que só volta a território nacional se for ilibado ou indultado pelo Presidente da República.

Rendeiro não volta a Portugal e diz que "Salgado segue vida tranquila"
Notícias ao Minuto

19:28 - 22/11/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País João Rendeiro

João Rendeiro de volta a Portugal? Só se for ilibado ou indultado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Quem o diz é o próprio Rendeiro, ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), que se encontra em fuga à justiça portuguesa desde setembro, numa entrevista feita à recém-estreada CNN Portugal (que poderá ser vista na íntegra no canal a partir das 21h00).

Recorde-se que a concessão de indultos de penas é uma competência exclusiva do Presidente da República, que decide após uma audição prévia do Governo, de acordo com os poderes previstos na Constituição da República.

O ex-presidente do BPP atira ainda farpas a Ricardo Salgado, antigo presidente do Banco Espírito Santo (BES), que diz ser "protegido pelo sistema”.

“Como nunca paguei nada a ninguém e não tenho segredos de Estado, sou um poderoso fraco”, disse apontando que ao contrário de si, o ex-presidente do Banco Espírito Santo "segue com a sua vida tranquila em Lisboa". 

Segundo a CNN Portugal, o paradeiro de João Rendeiro permanece desconhecido, adiantando que o ex-banqueiro foi entrevistado "à distância e através de tecnologias" escolhidas "para proteger rastos de localização".

O antigo presidente do BPP, condenado no final de setembro a três anos e seis meses de prisão efetiva num processo por burla qualificada, está em parte incerta após ter fugido à justiça.

O colapso do BPP, banco vocacionado para a gestão de fortunas, aconteceu em 2010, já depois do caso BPN e antecedendo outros escândalos na banca portuguesa.

O BPP originou vários processos judiciais, envolvendo burla qualificada, falsificação de documentos e falsidade informática, bem como processos relacionados com multas aplicadas pelas autoridades de supervisão bancária.

[Notícia atualizada às 20h23]

Leia Também: "Fiel depositária só de nome". Rendeiro quebra o silêncio e iliba mulher

Recomendados para si

;
Campo obrigatório