Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Primeiro parque canino de Vila Nova de Gaia é inaugurado no sábado

O antigo Circuito de Manutenção de Arcozelo, em Vila Nova Gaia, dá lugar, a partir de sábado, ao Park'Animal, projeto vencedor do Gaia Orçamento Participativo Jovem de 2019 e primeiro parque canino do concelho, foi hoje anunciado.

Primeiro parque canino de Vila Nova de Gaia é inaugurado no sábado
Notícias ao Minuto

18:35 - 11/11/21 por Lusa

País Vila Nova de Gaia

O Park'Animal, com uma área de 800 metros quadrados, resulta do projeto apresentado por Mariana Carvalho para "um espaço de lazer onde os animais possam divertir-se e praticar algum exercício, livres de trelas", acrescenta a Câmara de Gaia em comunicado.

Construído com "uma área vedada para evitar fugas", possui "alguns itens de entretenimento para os animais", lê-se ainda na comunicação que revela ter a autarquia "investido 20 mil euros na execução do projeto" que teve o "apoio da Junta de Freguesia de Arcozelo".

"Renovar um espaço que se encontra disfuncional (Circuito de Manutenção de Arcozelo), dar aos animais um local adequado para os seus passeios, onde não tenham restrições, reduzir a quantidade de dejetos animais espalhados pelas ruas e jardins públicos e diminuir as fugas e/ou acidentes durante os passeios na via pública" foram os objetivos iniciais do projeto submetido por Mariana Carvalho, relata o comunicado.

Os equipamentos colocados no espaço "formam um circuito onde é mantida uma zona central de clareira para que os animais possam exercer a atividade física sem obstáculos e em total segurança", assinala o documento.

Citado pelo comunicado, o presidente da câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, destacou a "juventude como uma oportunidade e os jovens como agentes positivos de mudança com um potencial transformador".

"Estamos a trabalhar para valorizar os direitos e a voz dos jovens, reconhecer a importância do trabalho na área da juventude e criar condições e oportunidades para que os jovens participem ativamente no desenvolvimento da cidade", afirmou.

Na última edição do Gaia Orçamento Participativo Jovem, a autarquia disponibilizou "um montante total e recorde de 360 mil euros, o maior do país, tendo estado três áreas a concurso: criatividade, cultura e desporto, meio ambiente e sustentabilidade e tecnologias e empreendedorismo", assinala a publicação.

Leia Também: Cinotecnia da GNR faz 65 anos. Como evolui o distintivo (e o significado)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório