Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Cinotecnia da GNR faz 65 anos. Como evolui o distintivo (e o significado)

Saiba mais sobre a simbologia de cada um dos elementos. Militares têm 'levantado o véu' acerca de curiosidades desta brigada.

Cinotecnia da GNR faz 65 anos. Como evolui o distintivo (e o significado)
Notícias ao Minuto

18:16 - 11/11/21 por Notícias ao Minuto

País Cinotecnia

As especialidade cinotécnica da Guarda Nacional Republicana (GNR) está de parabéns por cumprir 65 'primaveras' e, este ano, os militares têm colocado diversas publicações nas redes sociais onde dão a conhecer um pouco mais estas brigadas.

Esta quinta-feira, a autoridade versou, no Facebook, sobre os 'Distintivos da Especialidade Cinotécnica', os símbolos desta vertente da GNR. 

Estes foram "evoluindo ao longo do tempo", com os militares a mostrarem, no post, as alterações e o significado do distintivo atual: Um "escudo de cartela 'GNR' de negro, uma espada antiga de ouro, carregada de um trevo de quatro folhas do primeiro, filetado de ouro; sotoposto uma cabeça de cão de ouro".

Fique com a simbologia de cada um destes elementos: 

  • "O VERDE E O OURO - Lembram os esmaltes das armas da Guarda Nacional Republicana; 
  • O TREVO DE 4 FOLHAS - Como símbolo tradicional do bom augúrio, indica-nos o privilégio de podermos contar com a fidelidade e a vigilância do cão. Cada uma das folhas corresponde a uma das vertentes da cinotécnica da Guarda: Patrulha, Busca e Salvamento, Deteção de Droga e Deteção de Explosivos; 
  • A CABEÇA DO CÃO - É a justa referência ao mais antigo dos animais a ser domesticado pelo homem. A sua expressão, de olhar direto e fixo, indica-nos dominância e expressa autoridade, emanando segurança que é um dos valores a atingir pela Guarda Nacional Republicana no cumprimento da sua missão subordinada ao lema 'Pela Lei e Pela Grei'; 
  • A ESPADA ANTIGA - Simboliza o carácter castrense da Guarda Nacional Republicana".

Veja, em seguida, a evolução do distintivo e as datas em que esteve ativo: 

Leia Também: Cinotecnia na GNR assinala 65 anos em 2021. Eis as missões que executa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório