Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Vila do Conde. Homem detido em flagrante por captura ilegal de aves

O homem, de 56 anos, capturou três pintassilgos, que foram resgatados e entregues ao Parque Biológico de Vila Nova de Gaia.

Vila do Conde. Homem detido em flagrante por captura ilegal de aves
Notícias ao Minuto

12:19 - 09/11/21 por Notícias ao Minuto

País Vila do Conde

Um homem de 56 anos foi detido ontem, dia 8 de novembro, depois de ter sido apanhado em flagrante a capturar ilegalmente três pintassilgos, no concelho de Vila do Conde.

As autoridades revelaram, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, que a detenção se deu no decorrer de uma ação de fiscalização junto à orla marítima, na qual os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) “detetaram um homem na prática ilegal de captura de aves, com recurso a uma rede acionada manualmente, a um chamariz e a um autorrádio que emitia sons semelhantes à espécie de pintassilgos”.

A GNR apreendeu, assim, uma rede, um autorrádio e uma gaiola, resgatando também os três pintassilgos, que foram entregues ao Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, "para observação e posterior libertação ao seu habitat natural".

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila do Conde.

A ação foi realizada pelo Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Vila do Conde, que relembra que “quem capturar espécies não cinegéticas, com recurso à utilização de meios e processos não autorizados, incorre num crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegética e é punido com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 100 dias”.

Leia Também: Detenção de homem por tráfico de estupefacientes em Albufeira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório