Na 8.ª edição do Prémio de Criação de Canção 2021, do Programa Ibermúsicas, foram premiados 42 temas inéditos, de mais de 1.100 inscritos, entre os quais três portugueses -- da cantora e compositora Ana Brisssos, do músico, compositor e letrista Diogo Picão e da cantautora e multi-instrumentista Madalena Palmeirim, de acordo com informação disponível no site oficial da Direção-Geral das Artes (DGArtes).
As linhas de apoio do Programa de Cooperação Ibero-americana Ibermúsicas estão este ano, pela primeira vez, abertas a músicos portugueses, depois de Portugal ter aderido, no ano passado.
A adesão de Portugal elevou a 14 os países integrados atualmente no programa: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.
Na 8.ª edição do Prémio de Criação de Canção foram distinguidos três artistas por país, com um montante financeiro de mil dólares cada (mil euros para os premiados portugueses).
"Encontram-se ainda em fase de avaliação duas Linhas de Apoio dos Prémios Ibermúsicas 2021, um deles de Composição e o outro de Estreia de Obras", refere a DGArtes.
A DGArtes e o Camões Instituto são as entidades responsáveis pela operacionalização deste programa em Portugal, e o diretor-geral das Artes, Américo Rodrigues, é o representante português no Conselho Intergovernamental e, este ano, faz parte do Comité Executivo Ibermúsicas.
A contribuição anual de Portugal para este programa, de 120 mil euros, é suportada pelos ministérios da Cultura e dos Negócios Estrangeiros, através da DGArtes e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.
Aquando do anúncio da adesão de Portugal ao programa, os dois ministérios, num comunicado conjunto, salientaram que este foi criado "com o objetivo de fomentar a presença e o conhecimento da diversidade musical Iberoamericana".
"Esta adesão, recentemente formalizada junto da Secretaria Geral Ibero-Americana, vai permitir aos músicos portugueses a apresentação de candidaturas às linhas de apoio previstas no concurso 'Convocatorias de ayudas Ibermúsicas' que, entre outras áreas de intervenção, apoiam, por exemplo, a mobilidade dos músicos, bolsas de estudos para residências artísticas, prémios de criação para canções populares e trabalhos académicos", lia-se no comunicado.
A promoção de edições musicais e discográficas, e a publicação de partituras de compositores ibero-americanos estão também entre as prioridades do programa.
Leia Também: 7.º Festival Jazz da Marinha Grande começa na sexta-feira