Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Descoberto cemitério do século XVIII ou XIX em Fafe

Foi ainda encontrada uma sepultura que é mais antiga que as restantes, possivelmente de cronologia medieval.

Notícias ao Minuto

23:18 - 20/10/21 por Notícias ao Minuto

País Antropologia

Foi encontrado em Santa Cristina de Arões, Fafe, um antigo cemitério do século XVIII ou XIX, anunciou, esta terça-feira, a empresa Civitas Arqueologia, na sua página de Facebook.

De acordo com a publicação, a descoberta, que tem entre 200 a 300 anos, foi feita durante a empreitada do arranjo urbanístico das imediações da igreja nova da freguesia.

Apesar do achado, segundo a empresa, “infelizmente quase não restavam vestígios osteológicos devido à proximidade do substrato geológico granítico”.

“Os pouquíssimos que foram identificados encontravam-se extremamente fragilizados, sempre fragmentados, quase sempre incompletos e muitas vezes embebidos em concreções minerais, impossibilitando o levantamento físico da esmagadora maioria”, explicou ainda a Civitas Arqueologia nas redes sociais.

A avaliar por todos os elementos ponderados (cerâmica, estrutura dos caixões, botões, etc) a empresa acredita que “na sua maioria, tratar-se-ão de enterramentos de cronologia Moderna/Contemporânea, séculos XVIII – XIX, estruturas de planta sub-rectangular / trapezoidal com orientação Sul-Norte”.

Foi ainda encontrada uma sepultura que é mais antiga que as restantes, tal como pode ver nas imagens, tendo uma forma antropomórfica, “possivelmente de cronologia medieval”.

Leia Também: Cemitério de Porsche encontrado no meio do deserto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório