Foi encontrado em Santa Cristina de Arões, Fafe, um antigo cemitério do século XVIII ou XIX, anunciou, esta terça-feira, a empresa Civitas Arqueologia, na sua página de Facebook.
De acordo com a publicação, a descoberta, que tem entre 200 a 300 anos, foi feita durante a empreitada do arranjo urbanístico das imediações da igreja nova da freguesia.
Apesar do achado, segundo a empresa, “infelizmente quase não restavam vestígios osteológicos devido à proximidade do substrato geológico granítico”.
“Os pouquíssimos que foram identificados encontravam-se extremamente fragilizados, sempre fragmentados, quase sempre incompletos e muitas vezes embebidos em concreções minerais, impossibilitando o levantamento físico da esmagadora maioria”, explicou ainda a Civitas Arqueologia nas redes sociais.
A avaliar por todos os elementos ponderados (cerâmica, estrutura dos caixões, botões, etc) a empresa acredita que “na sua maioria, tratar-se-ão de enterramentos de cronologia Moderna/Contemporânea, séculos XVIII – XIX, estruturas de planta sub-rectangular / trapezoidal com orientação Sul-Norte”.
Foi ainda encontrada uma sepultura que é mais antiga que as restantes, tal como pode ver nas imagens, tendo uma forma antropomórfica, “possivelmente de cronologia medieval”.
Leia Também: Cemitério de Porsche encontrado no meio do deserto