Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Captura ilegal. Apreendidas duas toneladas de berbigão na Ria Formosa

Foram identificados três homens que, aquando da abordagem da autoridade, se colocaram em fuga. A captura de bivalves na Ria Formosa, frisa a GNR, " deve ser realizada de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da atividade".

Captura ilegal. Apreendidas duas toneladas de berbigão na Ria Formosa
Notícias ao Minuto

07:31 - 14/10/21 por Notícias ao Minuto

País Ria Formosa

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Olhão, apreendeu duas toneladas de berbigão, (Cerastoderma edule), no decorrer de uma fiscalização que visou a preservação de espécies marinhas, salvaguarda da fauna e flora das zonas costeiras, bem como a captura ilegal de bivalves.

Num comunicado enviado às redações, a GNR refere que foram detetados pelo Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), vários indivíduos a exercer a apanha de berbigão na Ria Formosa, fora dos períodos diários legalmente fixados (compreendidos entre o nascer e o pôr-do-sol), sendo que grande parte dos bivalves apanhados não tinham o tamanho mínimo legal (2,5 cm).

Aquando da abordagem dos meios marítimos da UCC, os indivíduos colocaram-se em fuga. 

Desta ação resultou a elaboração de um auto de contraordenação, a apreensão de três embarcações com os bivalves no seu interior e a identificação de três homens de idades compreendidas entre os 24 e os 26 anos, proprietários das embarcações. 

A GNR frisa que a captura de bivalves na Ria Formosa "deve ser realizada de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da atividade, permitindo que os mariscadores devidamente licenciados continuem a exercer a sua atividade". 

Leia Também: Apreendidas nove toneladas de berbigão na Ria Formosa sem tamanho mínimo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório