Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

ASAE investiga centros de estética por falsos atos médicos

Quatro pessoas foram constituídas arguidas, depois de terem sido realizadas mais de uma dezena de buscas.

ASAE investiga centros de estética por falsos atos médicos
Notícias ao Minuto

11:02 - 09/10/21 por Notícias ao Minuto

País ASAE

A ASAE tem vindo a investigar, ao longo dos últimos dois anos, a alegada prática de crimes de usurpação de funções médicas e ofensa à integridade física.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, esta autoridade revela que a investigação teve início em 2019 e que se encontram a decorrer, neste momento, 55 inquéritos-crime relacionados com a mesma.

Em colaboração com a Ordem dos Médicos, o Infarmed e com a Entidade Reguladora da Saúde, a ASAE executou nos concelhos do Seixal, Almada, Lisboa, Loures, Porto, Maia e Felgueiras, quatro mandados de busca domiciliária, 11 mandados de busca não domiciliária em centros de estética e numa parafarmácia e ainda seis mandados de pesquisa informáticos em computadores e telemóveis.

No decurso desta ação, foram constituídas arguidas quatro pessoas que aguardam agora julgamento com termo de identidade e residência.

Em causa estão atos médicos praticados por pessoas que não se encontram legalmente habilitadas para o efeito, em estabelecimentos não autorizados, onde, para além de atos de estética e bem-estar, asseguram de igual modo a prestação de cuidados de saúde com todos os riscos daí decorrentes para a saúde dos clientes.

Nestas clínicas, segundo a nota da ASAE, estavam a ser, inclusive, administrados medicamentos injetáveis sujeitos a receita médica e realizadas técnicas invasivas sem o necessário diagnóstico, prescrição e acompanhamento médico, como é o caso da administração da toxina botulínica comummente designada de ‘botox’, utilização de dispositivos médicos em tratamentos como a pressoterapia, a cavitação, a ozonoterapia intramuscular ou endovenosa, a remoção de sinais ou verrugas, a bichectomia (remoção de gordura das bochechas), entre outros.

Desta forma, a ASAE apreendeu diversos fármacos legais, próprios da área da medicina estética, botox, cortisona, anestésicos e anti-inflamatórios injetáveis, equipamentos de uso exclusivamente médico ou de utilização sob supervisão médica, designadamente máquinas de cavitação, jatos de plasma, radiofrequência e criolipólise, equipamentos informáticos e documentação diversa com relevância probatória.

Leia Também: Aparelhos a gás. ASAE instaura nove processos de contraordenação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório