Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Cabo da Roca. Auxiliados tripulantes de veleiro após interação com orcas

Autoridade Marítima Nacional e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas recomendam a todos os navegantes que, em caso de avistamento destes mamíferos, seja desligado o motor, por forma a inibir a rotação da hélice, e imobilizada a porta do leme.

Cabo da Roca. Auxiliados tripulantes de veleiro após interação com orcas
Notícias ao Minuto

18:39 - 06/10/21 por Notícias ao Minuto

País Orcas

Os elementos da Estação Salva-vidas de Cascais auxiliaram, durante a madrugada de hoje, dois tripulantes de um veleiro que se encontrava à deriva, devido a danos na hélice e leme após uma interação com orcas, a cerca de 30 milhas (aproximadamente 55 quilómetros) do Cabo da Roca, em Sintra. 

Numa nota divulgada no site, a Autoridade Marítima Nacional conta que o alerta foi recebido pelas 2h14, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa). Na sequência disso, foi ativada "de imediato" para o local a embarcação 'Rainha D. Amélia' da Estação Salva-vidas de Cascais.


À chegada junto do veleiro, os elementos da Estação Salva-vidas constataram que as duas pessoas, de 48 e 49 anos de nacionalidade brasileira, se encontravam "bem fisicamente", e sem necessidade de assistência médica. O veleiro foi rebocado até à marina de Cascais, "por questões de segurança para a navegação", explica a AMN. 

Perante a situação, a AMN e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) recomendam a todos os navegantes que, em caso de avistamento destes mamíferos, seja desligado o motor, por forma a inibir a rotação da hélice, e imobilizada a porta do leme, desmotivando assim os animais a interagir com as estruturas móveis das embarcações.

Leia Também: Teatro de Beckett, finalistas do Booker e livro de Franzen em outubro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório