Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Urgência transferida para Guarda continua a atender utentes de Bragança

A administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) esclareceu hoje que os utentes do sul do Distrito de Bragança vão continuar a ser atendidos na urgência de Foz Côa, apesar da transferência da gestão para a Guarda.

Urgência transferida para Guarda continua a atender utentes de Bragança
Notícias ao Minuto

16:12 - 06/03/14 por Lusa

País Foz Côa

O Conselho de Ministros decidiu, na quarta-feira, que o Centro de Saúde de Vila Nova de Foz deixa de pertencer à ULSNE e passa para a gestão da Unidade Local de Saúde da Guarda, o que implica também a transferência do Serviço de Urgência Básica (SUB) que funciona naquela unidade.

Devido à proximidade geográfica, os doentes dos concelhos do sul do Distrito de Bragança, como Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta, eram encaminhados para este serviço em caso de emergência médica e vão continuar a ser, segundo garantiu hoje a ULSNE.

Num esclarecimento por escrito enviado à agência Lusa, a administração da entidade responsável pela saúde no Nordeste Transmontano indica que "do ponto de vista do doente, tudo continua como até aqui, incluindo o Serviço de Urgência Básica, uma vez que a SUB de Vila Nova de Foz Côa integra a Rede Nacional de Urgência e Emergência definida pela tutela", o Ministério da Saúde.

"Assim, a referenciação de doentes através da SUB será exatamente a mesma, independentemente do local de origem, seja o utente do município de Foz Côa, na Guarda, ou do sul do Distrito de Bragança", acrescenta o esclarecimento.

De acordo com a administração da ULSNE, a transferência de Foz Côa para a Guarda é "uma alteração apenas ao nível da gestão daquele Centro de Saúde, nomeadamente dos recursos humanos, materiais e financeiros, a qual não tem impacto direto no que respeita ao atendimento dos utentes".

Embora pertença ao Distrito da Guarda, o concelho de Vila Nova de Foz Côa tem estado associado ao Distrito de Bragança não só nos serviços de saúde, mas também noutros projetos como o do sistema intermunicipal de tratamento de resíduos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório