Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

IPMA confirma que neblina nos Açores é consequência do vulcão de La Palma

Desde o passado dia 19 de setembro que têm sido emitidos gases e partículas para atmosfera.

IPMA confirma que neblina nos Açores é consequência do vulcão de La Palma
Notícias ao Minuto

19:04 - 01/10/21 por Notícias ao Minuto

País Açores

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirmou, esta sexta-feira, que a neblina que se tem registado nos últimos dias nos Açores está relacionada com a erupção do vulcão em La Palma, nas Canárias.

"Na sequência da erupção do vulcão de Cumbre Vieja, desde o passado dia 19 de setembro de 2021, têm sido emitidos gases e partículas para a atmosfera os quais são transportadas a longas distâncias. De acordo com os resultados das previsões do serviço de monitorização atmosférica do programa Copernicus (CAMS), algumas dessas partículas terão chegado ao arquipélago dos Açores sob a forma de aerossol sulfato", algo já confirmado, segundo o IPMA, "pela análise de trajetórias retrógradas do modelo americano HYSPLIT (GFS)".

Desde o passado dia 29 de setembro, as observações do IPMA confirmam uma redução significativa da visibilidade horizontal por esta partículas nos grupos Central e Oriental dos Açores, que deverão encontrar-se principalmente numa camada abaixo dos 800 m de altitude.

A elevada humidade relativa nesta região terá acentuado este efeito, aumentando o tamanho das partículas e diminuindo o seu índice de refração.

De momento não existem medidas da concentração destas partículas, mas as previsões apontam para concentrações específicas entre 0.8 e 10 µg/kg.

O IPMA acompanha de perto a evolução da situação. Entretanto, divulgou um vídeo que mostra a neblina provocada pelo Cumbre Vieja no arqupélago dos Açores.

Recorde-se que o aerossol sulfato resulta da reação em fase líquida do dióxido de enxofre com a água, constituindo pequenas partículas líquidas, que servem de núcleos de condensação e podem ser transportadas pelo vento. Essas partículas possuem também propriedades óticas que contribuem para uma maior dispersão da luz e, consequentemente, provocam uma redução da visibilidade.

Leia Também: Neblina em ilhas dos Açores pode ser consequência do vulcão de La Palma

Recomendados para si

;
Campo obrigatório