Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Caravana de funcionários judiciais visita tribunais do para ver condições

O Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) arranca na quarta-feira com uma caravana de seis carros a percorrer todos os tribunais do país para fazer "uma radiografia das condições de trabalho", foi hoje divulgado.

Caravana de funcionários judiciais visita tribunais do para ver condições
Notícias ao Minuto

19:57 - 28/09/21 por Lusa

País Justiça

A operação "Caravana da Justiça", como é apelidada pelo sindicato, culmina a 15 de outubro com a entrega no parlamento de um relatório sobre as situações observadas, "dando a conhecer as condições de trabalho de uma classe esquecida na Justiça e na Assembleia da República", dizem em comunicado no qual lembram também que ainda não viram o seu estatuto aprovado, o único em falta no setor.

"Escutar de cada trabalhador o diagnóstico da sua própria carreira, recolher informação exaustiva sobre as condições de trabalho dos Oficiais de Justiça, tanto a nível de instalações, equipamentos e segurança, bem como ao nível de recursos humanos existentes e inexistentes", são os objetivos da iniciativa.

O sindicato acrescenta que o documento final terá cada um dos testemunhos de vida dos Oficiais de Justiça, os seus percursos de vida, as suas dificuldades no dia-a-dia, as suas preocupações e anseios, e o desejo de serem respeitados e olhados com "olhos de ver" pela tutela.

A informação recolhida será entregue ao presidente da Assembleia da República, em 15 de outubro, data em que se prevê que ocorra também a entrega pelo Governo da proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2022.

Na passagem pelos tribunais serão entregues vários formulários, entre os quais um sobre o estado dos serviços, onde se descrevem os edifícios, seja ao nível do estado de conservação, acessibilidades, secretarias, gabinetes, salas, segurança, limpeza, o equipamento informático e outros.

Outro formulário aborda o estado dos recursos humanos, designadamente quanto a faixa etária, habilitações, género, categorias profissionais, baixas de longa duração e défice nas colocações.

Estes formulários contêm dados que caracterizam os núcleos e foram pensados para serem preenchidos pelos delegados sindicais do SFJ, numa recolha de informação com muitos pormenores.

O sindicato recorda ainda que a reunião inicial para negociação do Estatuto está marcada para 29 de outubro, devendo esta iniciativa estar concluída cerca de duas semanas antes.

Leia Também: Provedoria de Justiça não pode ser usada como alternativa aos tribunais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório