Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Quantos animais de companhia pode ter numa habitação urbana? A resposta

Há regras a cumprir e um número de animais que não pode ser excedido. Tire as suas dúvidas.

Quantos animais de companhia pode ter numa habitação urbana? A resposta
Notícias ao Minuto

07:49 - 10/09/21 por Notícias ao Minuto

País Animais de estimação

Sabe quantos animais de companhia pode ter se residir numa habitação urbana? Para acabar com os mitos e desfazer as dúvidas, a Casa dos Animais de Lisboa fez uma publicação nas redes sociais onde responde a esta questão. 

Assim, fique a saber que "em cada habitação podem estar até três cães ou quatro gatos adultos", sendo que, no total, "não pode ser excedido o número de quatro animais". 

Mas há mais: "Mediante parecer vinculativo do médico veterinário municipal e do delegado de saúde", sublinha a Casa dos Animais de Lisboa, "desde que se verifiquem todos os requisitos sanitários e de bem estar animal legalmente exigidos, podem estar alojados, no máximo, seis animais". 

Contudo, o abrigo para animais da cidade faz uma ressalva. "O regulamento de cada condomínio pode estabelecer um limite de animais inferior, no caso de frações autónomas em regime de propriedade horizontal." 

Noutra publicação, a Casa dos Animais indica o que deve fazer se tiver conhecimento de um caso de mais tratos na cidade de Lisboa. Participe o caso "de forma clara e circunstanciada" para o Programa de Defesa Animal da Polícia de Segurança Pública (PSP) através do número 21 765 42 42 ou através do email defesanimal@psp.pt

Este deverá ser enviado com conhecimento do abrigo: casa.dos.animais@cm-lisboa.pt

Leia Também: GNR resgata dois cães trancados no interior de um carro em Porto Covo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório