Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Covid-19: Açores com 14 novos casos de infeção e 82 recuperações

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 14 novos casos de covid-19, dos quais 12 em São Miguel, um na Terceira e outro no Pico, e 82 pessoas recuperaram da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde.

Covid-19: Açores com 14 novos casos de infeção e 82 recuperações
Notícias ao Minuto

15:04 - 26/08/21 por Lusa

País Covid-19

No seu boletim diário, a Autoridade de Saúde dos Açores adianta que os novos casos detetados resultam de 775 análises realizadas nos laboratórios de referência.

Em São Miguel, dos novos casos registados, dois são "viajantes, não residentes, com rastreio por sintomatologia", refere a mesma entidade.

Ainda de acordo com a Autoridade de Saúde Regional, foi "criada uma nova cadeia de transmissão local primária na ilha do Pico, com origem num cidadão, não residente, que após investigação epidemiológica, verificou-se ser a origem de contágio do caso reportado no comunicado de ontem [quarta-feira]" e que "estava por aferir".

No comunicado é também indicado que, com "a extinção de transmissão comunitária na ilha Terceira e passagem a transmissão local, é criada uma nova cadeia de transmissão local primária" com o caso positivo reportado hoje, bem como "mais quatro cadeias de transmissão local primárias e secundárias dos casos positivos ativos na ilha Terceira, cuja a origem de contágio está identificada".

Hoje estão internados 13 doentes (menos dois do que na quarta-feira) todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, com três em Unidade de Cuidados Intensivos.

Estão ativas 10 cadeias de transmissão local primária em todo o arquipélago, sendo duas na Graciosa, uma no Faial, uma no Pico, cinco na Terceira e uma partilhada entre Faial e São Jorge.

A Autoridade de Saúde dos Açores dá nota ainda de "duas saídas da região de casos positivos, não residentes, que se encontravam na freguesia de Santa Clara, concelho de Ponta Delgada, e na freguesia de Cabouco, no concelho da Lagoa", deixando assim de contar como casos positivos na região.

Foi também "identificado um falso positivo na ilha de São Miguel, na freguesia de Ponta Delgada [São Sebastião], concelho de Ponta Delgada", deixando por este motivo de constar nos casos ativos da região.

Assim, o arquipélago regista atualmente 267 casos ativos de covid-19: 229 em São Miguel, 16 na Terceira, 11 na Graciosa, seis no Faial, três em São Jorge e dois no Pico.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.616 casos de covid-19, tendo recuperado da doença 8.142 pessoas e falecido 41.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 26 de agosto, foram vacinadas nos Açores 163.227 pessoas com a primeira dose (69%) e 167.079 com vacinação completa (70,6%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação, é ainda referido na nota.

A covid-19 provocou pelo menos 4.461.431 mortes em todo o mundo, entre mais de 213,79 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.689 pessoas e foram contabilizados 1.028.421 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

Leia Também: AO MINUTO: Internados descem (mas sobem em UCI); Lisboa como 'discoteca'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório