Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Zeiss. Suspensa publicidade com imagem de Catarina Furtado e Pedro Simas

A campanha publicitária da marca Zeiss foi suspensa por determinação do regulador do setor, após queixa de concorrente.

Zeiss. Suspensa publicidade com imagem de Catarina Furtado e Pedro Simas
Notícias ao Minuto

15:26 - 22/08/21 por Notícias ao Minuto

País Publicidade

Por determinação da Auto Regulação Publicitária, a Zeiss foi obrigada a pôr fim a uma campanha relativa a umas lentes com tratamento antivírus, após queixa apresentada pela concorrente Essilor, considerando o regulador que em causa estão alegações "enganosas". A campanha contava com a imagem da apresentadora Catarina Furtado e do virologista Pedro Simas.

No requerimento apresentado à Auto Regulação Publicitária, a Essilor alega que “Catarina Furtado é uma das figuras públicas mais reconhecidas e queridas do espaço mediático português, tendo sido a única razão subjacente à sua escolha para porta-voz/embaixadora da marca Zeiss em Portugal" e que "Pedro Simas tece comentários e promove recomendações a um dispositivo médico oftalmológico, área totalmente alheia à sua especialidade". 

Ora, perante as acusações, a Zeiss alegou que as "iniciativas publicitárias lançadas em maio de 2021 não violam quaisquer princípios aplicáveis à publicidade por fabricantes ou comerciantes de dispositivos médicos". Mais. Segundo a marca, a sua publicidade "não contém quaisquer declarações enganosas ou não verificáveis ou omissões que possam induzir o uso injustificável de dispositivos médicos ou dar origem a riscos indevidos”. 

No prisma desta fabricante de sistemas óticos, “os spots publicitários da Zeiss, na televisão e nas redes sociais, outdoors e outros associados à imagem da apresentadora Catarina Furtado, referidos pela Essilor na sua queixa, apenas têm conteúdos objetivos e verificáveis".

A Zeiss alega ainda que o recurso à apresentadora nas comunicações comerciais se baseia "essencialmente no facto de se tratar de uma apresentadora e jornalista mas, acima de tudo, uma pessoa cujas responsabilidades e ética profissional como Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) a associam a informações verdadeiras e verificáveis”.

Já quanto à publicidade associada à imagem de Pedro Simas, esta "contém apenas informações objetivas e demonstráveis”. O recurso à imagem do especialista baseia-se “no facto de [este] ser investigador científico, virologista e professor universitário, com larga experiência, conhecimento e formação académica na área da proteção contra vírus e bactérias". 

A entidade de regulação publicitária, considerando não lhe competir analisar a eficácia da lente, determinou a cessação imediata da campanha em todos os suportes publicitários "por se considerar que as mesmas não são verdadeiras e porquanto enganosas". 

Leia Também: CNE diz que Isaltino usou redes sociais para publicidade institucional

Recomendados para si

;
Campo obrigatório