Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Fogo reacende ao início da tarde e ameaça casas em Castro Marim

No local estão, de momento, 297 operacionais no terreno, acompanhados por 101 viaturas e oito meios aéreos. Incêndio deflagrou de madrugada em Odeleite.

Fogo reacende ao início da tarde e ameaça casas em Castro Marim
Notícias ao Minuto

17:26 - 16/08/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Incêndios

O fogo que tinha, esta manhã, sido dado como dominado em Castro Marim, no distrito de Faro, sofreu um reacendimento e está, nesta altura, a ameaçar habitações, revela a RTP. As imagens da estação pública mostram que há populações que, com baldes, tentam apagar as chamas ou evitar que estas se continuem a aproximar das casas. 

Em declarações ao canal, Filomena Sintra, vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, afirmou que, "por precaução, foram retiradas as pessoas do principal foco de preocupação em termos habitacionais", porque "o fogo reacendeu e deflagrou a toda a volta de uma localidade". 

"Há muitos meios alocados na proteção destes pequenos aglomerados, mas, por prevenção, e até porque a localidade estava a ficar completamente cercada, achou o Comando Distrital que era previdente evacuar esses aglomerados", acrescentou. 

Indicando que, por parte das pessoas, "há sempre uma resistência" em abandonar as habitações - sendo que "preferem ficar a proteger os seus bens" - Filomena Sintra sublinhou que "as vidas é que estão a ser protegidas ao os retirarmos estes lugares".

A responsável frisou ainda que "o vento [na zona] é muito", que a "geografia do território contém muito relevo e que "as acessibilidades são difíceis". "O tipo de vegetação é de grande ignição e é muito fácil, em muito pouco tempo, estender-se em faixas do território. Os meios aéreos são determinantes"

O incêndio deflagrou de madrugada em Odeleite e, agora, são esperadas horas "de muito trabalho" para os operacionais. De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro à Lusa, a temperatura, o vento e o tipo de combustível existente no local tornavam "expectável" uma reativação e uma "rápida propagação" das chamas, que se conjugam para vir a ser uma tarde "de muito trabalho".

A expectativa é que não seja possível uma "recuperação noturna", já que a humidade vai manter-se "muito baixa" e a temperatura "muito alta" durante a noite, não gerando a esperada 'janela de oportunidade' da madrugada, acrescentou a mesma fonte.

O alerta para o incêndio, que deflagrou perto da localidade de Pernadeira, na freguesia de Odeleite, concelho de Castro Marim, foi dado às 1h05. De acordo com dados da página da Proteção Civil, estão, de momento, 297 operacionais no terreno, acompanhados por 101 viaturas e oito meios aéreos.

[Notícia atualizada às 17h41]

Leia Também: Fogo no concelho de Castro Marim dominado às 10h20

Recomendados para si

;
Campo obrigatório