Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Ordem quer reforço da Saúde Escolar para recuperação dos alunos

Ordem dos Enfermeiros enviou um ofício ao Governo sobre a importância da participação destes profissionais no "bem-estar emocional, mental, familiar, físico e social" dos alunos no país.

Ordem quer reforço da Saúde Escolar para recuperação dos alunos
Notícias ao Minuto

14:58 - 16/08/21 por Notícias ao Minuto

País Ordem dos Enfermeiros

A Ordem dos Enfermeiros (OE) defendeu, esta segunda-feira, o "reforço e a capacitação dos programas e recursos afetos" à Saúde Escolar na recuperação dos alunos no próximo ano letivo.

Num ofício enviado ao Ministério da Educação e ao Ministério da Saúde, no âmbito da iniciativa 'Plano 21/23 Escola +', a ordem destacou o papel decisivo nestes programas dos "enfermeiros e enfermeiros especialistas em Saúde Comunitária e Saúde Pública, Saúde Infantil e Pediátrica e Especialistas em Saúde Mental e Pediátrica".

"Entende a OE que os enfermeiros e enfermeiros especialistas são essenciais para a identificação precoce de situações de risco, sobretudo após estes anos letivos perturbados pela pandemia", argumentou a ordem profissional, em comunicado. 

Estes profissionais devem assim fazer parte, refere também a ordem, na "identificação de medidas e estratégias com vista à redução de desigualdades, combate ao insucesso escolar e recuperação de competências perdidas nos últimos dois anos e no encaminhamento e articulação com os serviços de saúde competentes".

"A recuperação de alunos não se pode restringir ao nível das aprendizagens. É fundamental que, no período pós pandemia, se tenha uma particular atenção ao seu bem-estar emocional, mental, familiar, físico e social, daí a importância da Saúde Escolar e dos Enfermeiros que a integram”, defendeu ainda, na mesma nota, o vice-presidente da OE, Luís Filipe Barreira.

Leia Também: Tribunal aceita providência cautelar da OE contra Governo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório