Meteorologia

  • 25 SETEMBRO 2021
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 23º

Edição

Olga Prats. PCP lembra relação com Lopes-Graça e participações no Avante!

O PCP endereçou hoje condolências pela morte da pianista Olga Prats, lembrando a relação artística e amizade com Fernando Lopes-Graça, em cuja homenagem na Festa do Avante! participou em 2006, depois de ter atuado na sua primeira edição.

Olga Prats. PCP lembra relação com Lopes-Graça e participações no Avante!

"No momento do falecimento de Olga Prats, o PCP endereça à sua família as suas condolências", lê-se numa mensagem divulgada pelo partido, em que é recordado o percurso da pianista, que faleceu hoje aos 82 anos.

O PCP assinala que foi "colaboradora de F. Lopes-Graça, com quem manteve profunda relação de amizade, tendo gravado grande parte da sua obra pianística e as primeiras edições discográficas das 'Canções Heróicas'".

"Participou, entre outros momentos, no concerto de homenagem ao compositor pelo seu centenário, realizado em 2006, na Festa do «Avante!», repetindo nesse ano a sua presença ocorrida na primeira edição da Festa em 1976", refere a mesma nota.

A pianista Olga Prats morreu hoje, aos 82 anos, na sua residência na Parede, concelho de Cascais, vítima de doença oncológica, disse à Lusa o compositor Sérgio Azevedo, que era seu amigo.

Ao longo dos quase 70 anos de carreira, Olga Prats privilegiou a música de câmara, destacando a produção contemporânea.

Além de Fernando Lopes-Graça, foi também colaboradora próxima de outros compositores, como Constança Capdeville e Victorino d'Almeida. Todos lhe dedicaram peças e a pianista estreou várias composições suas.

Lecionou no Conservatório Nacional e na Escola Superior de Música de Lisboa até novembro de 2008.

Leia Também: "Olga Prats fez da música lugar de encontro com os outros"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório