Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Governo pode "abrir caminho a discurso de transição para o pós-pandemia"

Presidente da República participou esta quarta-feira na edição especial da Circulatura do Quadrado, na TVI.

Governo pode "abrir caminho a discurso de transição para o pós-pandemia"
Notícias ao Minuto

23:02 - 28/07/21 por Notícias ao Minuto

País Presidente da República

Sentado ao lado dos habituais comentadores da Circulatura do Quadrado, uma edição especial no Palácio de Belém, o Presidente da República afirmou que o país se encontra numa fase em que pode iniciar o discurso de transição para a fase pós-pandémica.

"Eu diria que [há] condições de o Governo poder, amanhã e depois, abrir caminho para aquilo que todos nós necessitamos, que é o discurso de transição da pandemia para o pós pandemia", destacou, sublinhando que esse novo discurso "não pode ser o do medo". 

Traçando um cenário sobre a situação pandémica no país, Marcelo Rebelo de Sousa apontou  que o sucesso da vacinação tem "avançado muitíssimo bem",  o que perspetiva uma maior reabertura da sociedade, tendo em conta a estabilização "tendencial" do número de mortos.

Importa referir que na última reunião no Infarmed, esta terça-feira, os especialistas propuseram um plano de alívio das restrições composto por quatro fases, devendo o Governo amanhã, em sede de Conselho de Ministros, tomar decisões nessa linha. 

Sobre a situação social, o Presidente reconheceu que a crise social, resultante do "aumento de pobreza e das desigualdades", pode ser a questão "mais preocupante" no curto-médio prazo.

Quanto ao panorama económico, o chefe de Estado referiu que "há sinais mais encorajadores do que se esperaria". "É preciso crescer mais do que cresceram economias que nos estão a ultrapassar. É um desafio pesado para todos", declarou. 

Leia Também: AO MINUTO: 15 milhões de testes em Portugal; "Ninguém ficará por vacinar"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório