Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Burlas com arrendamentos? Eis como ocorrem e o que fazer para não 'cair'

Burlões pedem às vítimas que transfiram um sinal. Muitas vezes, estas só percebem que foram enganadas "meses depois".

Burlas com arrendamentos? Eis como ocorrem e o que fazer para não 'cair'
Notícias ao Minuto

13:00 - 23/07/21 por Notícias ao Minuto

País Burlas

As burlas com arrendamentos de casas a preços acessíveis são uma realidade - especialmente neste tempo de férias em que algumas famílias preferem esta opção em detrimento de hotéis ou alojamentos locais. Assim, é importante saber qual o modus operandi dos burlões e estar ciente de recomendações que o podem ajudar a detetar uma destas situações. 

Neste seguimento, a Guarda Nacional Republicana (GNR) fez um post, no Facebook sobre o assunto, explicando como tudo acontece: "Para realizar este tipo de burla, os suspeitos publicam anúncios de arrendamento de casas a preços apelativos, em páginas da Internet ou nas redes sociais, podendo algumas dessas publicações ser acompanhadas por fotografias de imóveis reais, apesar da situação de arrendamento ser falsa".

Para conseguir burlar e retirar dinheiro à vítima, os burlões pedem-lhe "que transfira um determinado valor monetário ('sinal') para uma conta bancária, fornecendo à vítima um Número de Identificação Bancária (NIB)"

A vítima só percebe que foi burlada, "muitas vezes meses depois", quando "tenta efetuar um contacto para o número de telefone do suspeito, verificando que o número deixou de estar ativo, quando pretende recolher a chave da habitação ou mesmo quando chega à morada que lhe foi fornecida, verificando que esta não existe", indica ainda a GNR.

Salientando que deve "denunciar" estas situações, os militares deixam-lhe seis recomendações a seguir para evitar a situação. 

São elas: 

  1. "Desconfie de anúncios nas redes sociais ou sites que não são conhecidos;
  2. Desconfie de anúncios com preços abaixo do valor de mercado;
  3. Faça sempre uma pesquisa em vários sites. Muitas vezes existem vários anúncios da mesma casa com vários preços;
  4. Solicite elementos sobre a casa ao senhorio, por exemplo a certidão do registo predial;
  5. Pesquise na internet testemunhos relacionados com a casa que pretende arrendar, podem já existir indícios de burlas anteriores que envolvam o imóvel em questão;
  6. Para ter a certeza que falou com o dono da casa, contacte o condomínio (quando aplicável)."

Leia Também: Como (re)agir em caso de assalto. Eis as recomendações da PSP

Recomendados para si

;
Campo obrigatório