Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Bombeiros morreram em acidente em Vinhais. As homenagens a Neuza e Carlos

Veículo de combate a incêndios em que os bombeiros seguiam "despistou-se na estrada e acabou por cair num declive e capotou". Governo e Presidência da República já apresentaram condolências às famílias das vítimas.

Bombeiros morreram em acidente em Vinhais. As homenagens a Neuza e Carlos
Notícias ao Minuto

09:23 - 23/07/21 por Notícias ao Minuto

País Vinhais

Dois bombeiros morreram e três ficaram feridos - um dos quais com gravidade - na tarde desta quinta-feira, no despiste de uma viatura da corporação de Vinhais que seguia para o combate de um incêndio rural. Neuza Guedes, de 36 anos, e Carlos Morais, de 22, são as vítimas mortais, com as homenagens aos 'soldados da paz' a sucederem-se. 

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, em nome do Governo, lamentou o sucedido e a perda das duas vidas. Numa nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o governante assinalou que foi com "profunda tristeza" que tomou conhecimento das mortes dos operacionais. 

Eduardo Cabrita dirigiu ainda "os mais sentidos pêsames à família, aos amigos, aos Bombeiros Voluntários de Vinhais, à Associação Humanitária de Bombeiros de Vinhais e aos Bombeiros de Portugal", acrescentando os votos de "plena recuperação aos três bombeiros que ficaram feridos, um deles com gravidade, neste mesmo acidente".

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte dos dois Bombeiros e, numa mensagem publicada na página da Presidência, é explicado que contactou o comandante da corporação de bombeiros "a quem manifestou a sua solidariedade pelas vidas perdidas no cumprimento de missão e endereçou uma rápida recuperação dos bombeiros feridos"

Às famílias enlutadas, aos bombeiros de Vinhais e demais amigos, apresenta o Presidente da República as suas sentidas condolências", pode ler-se. O chefe de Estado salientou ainda a "triste notícia que patenteia o espírito de entrega e serviço ao próximo, presente nas bombeiras e bombeiros de Portugal".

A Liga dos Bombeiros Portugueses, por sua vez, dirigiu "as sentidas condolências ao corpo de bombeiros, comando e órgãos sociais da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vinhais, na sequência do grave acidente que vitimou dois dos seus operacionais", explicita um comunicado. 

Neste momento de tragédia, a Liga lembrou também que a vida de "um bombeiro é feita de riscos e desafios", reforçando que é uma atividade digna da "admiração de toda a comunidade".

No Facebook, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros também prestou homenagem a Neuza e Carlos, manifestando "profundo pesar" e salientando que o dia de ontem "certamente vai ficar marcado no negro da história dos Bombeiros deste pequeno distrito"

A Câmara de Vinhais, no distrito de Bragança, decretou, esta quinta-feira, três dias de luto municipal pela morte de dois bombeiros do concelho no acidente de viação.

Como ocorreu o acidente 

A informação foi avançada à Lusa pelo comandante distrital de Operações de Socorro de Bragança, Noel Afonso, que indicou que o acidente vitimou uma equipa de cinco bombeiros que se deslocava para um incêndio florestal em curso na zona de Travanca.

De acordo com o comandando do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS), o veículo de combate a incêndios em que os bombeiros seguiam "despistou-se na estrada e acabou por cair num declive e capotou".

O acidente ocorreu por volta das 18h10.

Leia Também: Vinhais decreta três dias de luto municipal pela morte de dois bombeiros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório