Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Psicólogos alertam para 'body shaming' e deixam conselhos à população

Este tipo de agressão pode ter "consequências graves" para a saúde mental, adverte a ordem a profissional.

Psicólogos alertam para 'body shaming' e deixam conselhos à população
Notícias ao Minuto

10:57 - 20/07/21 por Notícias ao Minuto

País Ordem dos Psicólogos

A Ordem dos Psicólogos Portugueses deixou um alerta para o fenómeno de 'Body shaming'. 

'Body shaming' é "uma forma de agressão que envolve criticar ou humilhar alguém através de comentários negativos e depreciativos acerca do corpo ou aparência física".

Estas agressões, explica a ordem profissional numa infografia divulgada ontem nas suas plataformas digitais, podem ser feitas "em público, em privado, por mensagem ou nas reses sociais", mas também podem ser autoinfligidas. 

"O 'body shaming' pode ter consequências graves para a Saúde Psicológica, como por exemplo, baixa autoestima; preocupação excessiva com partes específicas do nosso corpo; ansiedade; depressão; isolamento social; maior risco de desenvolver comportamentos alimentares disfuncionais e outras consequências negativas na Saúde Física", é alertado.

Recordando que esta agressão nunca é aceitável, mesmo "quando familiares e amigos dizem que é feito de 'forma bem-intencionada'”, para ajudar a população a combater o 'body shaming', a Ordem dos Psicólogos deixou também alguns conselhos sobre o que fazer: 

  • Aceite o seu corpo: Existem diversos tipos e formas de corpo saudáveis. Todos eles com imperfeições;
  • Aprecie o seu corpo: Passamos muito tempo a criticar a nossa aparência e menos tempo a dar valor às capacidades do nosso corpo (ex. o meu corpo é forte e permite-me dar colo ao meu bebé e correr rápido).
  • Questione os ideais de beleza por detrás da sua relação com o corpo e evite comparações com outras pessoas: Cada corpo é único e vai transformando-se ao longo do tempo.
  • Falar ajuda: Falar com alguém em quem confiamos sobre como nos sentimos pode ajudar-nos a sentir compreendidos e aliviados;
  • Repare nas pessoas e nas contas que segue nas suas redes sociais: Pense sobre como se sente relativamente ao seu corpo quando vê essas contas. Considere deixar de segui-las se se sentir de forma negativa face ao seu corpo ou aparência ou se der por si a comparar-se, de forma desfavorável, com outras pessoas.
  • Invista no seu autocuidado: Cuide do seu bem-estar e da sua Saúde Psicológica, escolha alimentos saudáveis e faça exercício físico regularmente;
  • Evite criticar a sua aparência ou a aparência de outras pessoas:  Considere o impacto que os seus comentários podem ter noutra pessoa. 

Leia Também: Seg. Social e Psicólogos com protocolo para apoiar profissionais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório