Atualizada lista de farmácias com testes rápidos comparticipados

Atualização surge depois de a Ordem ter denunciado a saída de mais de duas dezenas de farmácias do projeto, devido a problemas informáticos.

testes rápidos

© Getty Images

Notícias ao Minuto
14/07/2021 21:12 ‧ 14/07/2021 por Notícias ao Minuto

País

Testes Rápidos

O Governo atualizou, esta quarta-feira, a lista de farmácias e laboratórios de patologia clínica ou análises clínicas que, desde o dia 1 de julho, aderiram à disponibilização de testes rápidos de antigénio (TRAg) comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde.

A atualização, enviada pelo ministério da Saúde ao Notícias ao Minuto através de um comunicado, surge depois de a Ordem dos Farmacêuticos ter denunciado a saída de 25 farmácias do programa devido a problemas informáticos  que dificultaram o trabalho dos profissionais.

Na mesma nota, o ministério garante que "os TRAg de uso profissional comparticipados podem ser realizados em 218 farmácias e 87 laboratórios aderentes".

A lista, ainda segundo o mesmo gabinete, é "dinâmica" e "encontra-se em expansão" devido ao facto de cada vez mais estabelecimentos mostrarem "disponibilidade para esta prestação" de serviço.

O pagamento destes testes às farmácias e laboratórios processa-se com base nas regras definidas para a comparticipação de medicamentos ou meios complementares de diagnóstico e terapêutica, com as necessárias adaptações.

Por fim, o comunicado esclarece que "a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde já concluiu o desenvolvimento de uma solução tecnológica de suporte ao sistema de monitorização e controlo e está agora em curso a adaptação pelas farmácias e laboratórios dos seus softwares de dispensa".

Até lá, vigora uma norma transitória que prevê que a comparticipação dos testes é realizada, desde que a farmácia ou o laboratório estejam registados no SINAVElab.

Leia Também: 25 farmácias pediram para sair do projeto de testes comparticipados

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas