Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

25 farmácias pediram para sair do projeto de testes comparticipados

Vinte cinco das mais de 180 farmácias que aderiram ao projeto para realização de testes rápidos de antigénio à covid-19 comparticipados decidiram sair devido a problemas informáticos que dificultam o trabalho dos profissionais, segundo a Ordem dos Farmacêuticos.

25 farmácias pediram para sair do projeto de testes comparticipados
Notícias ao Minuto

12:25 - 14/07/21 por Lusa

País Covid-19

Em declarações hoje à agência Lusa, o presidente da secção regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Luís Lourenço, afirmou que os enfermeiros foram "apanhados de surpresa" quando foi comunicado no passado dia 30 de junho que tinha sido criado o regime especial de comparticipação dos testes rápidos de antigénio (TRAg) para uso profissional realizados em farmácia comunitária, que entrava em vigor no dia seguinte

A portaria estabelece que o valor da comparticipação do Estado na realização dos TRAg é de 100%, não podendo o preço exceder os 10 euros, e a sua realização é limitada a quatro testes por mês, por utente.

"Os farmacêuticos foram apanhados de surpresa porque não foram informados dessa intenção, o que fez com que, infelizmente, até ao dia de hoje, haja algumas limitações do ponto de vista de sistema informático, que esperemos que sejam ultrapassados, para ser possível a faturação deste serviço e a sua comparticipação pelo Serviço Nacional de Saúde, disse Luís Lourenço.

Dada a sua responsabilidade profissional, os farmacêuticos tentaram de "alguma maneira" ultrapassar a "barreira informática" no sistema usado pelas farmácias, disponibilizado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, para realizarem o teste, tendo uma minuta para recolher informação do próprio utente.

"Não sendo possível a sua faturação neste momento, mas a acreditar que o poderão fazer no futuro, estão a recolher os dados dos utentes a quem já estão a fazer o teste", adiantou Luís Lourenço.

Nessa minuta, o utente assume "sobre o compromisso de honra" que é elegível para a comparticipação dos testes, uma situação que o responsável da OF diz não ser desejável porque há "um risco muito grande" dos farmacêuticos estarem "a realizar inadvertidamente algum teste" a um utente ilegível.

Há também uma carga burocrática e administrativa mais elevada, o que também "dificulta bastante" o processo habitual da realização do teste.

"A cada teste realizado numa farmácia, o farmacêutico tem de despender aproximadamente 15 minutos, o que acaba por ser um período bastante elevado, considerando que as farmácias vão continuar a realizar a sua função de dispensa de medicamentos e aconselhamentos sobre a utilização dos mesmos e também a realização de testes bioquímicos", salientou Luís Lourenço.

Dado todas essas limitações, "a carga tremenda que têm", não havendo alguma facilidade do ponto de vista informático e perante a indefinição de quando tal poderá acontecer, 25 farmácias optaram por sair do projeto, das 183 farmácias que a Ordem dos Farmacêuticos tem o reporte de estarem inscritas.

"É preciso entender o que é o dia-a-dia de um farmacêutico numa farmácia, que está assoberbado de trabalho e não consegue dar resposta. Os telefonemas são infindáveis, as abordagens no balcão também são inúmeras", elucidou.

Disse ainda que a OF tem reportes de farmacêuticos que já pediram há aproximadamente duas semanas um registo no SINAVE (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica) para registar os resultados dos testes, que é obrigatório, mas ainda não conseguiram.

Luis Lourenço disse acreditar que o número de farmácias poderá "aumentar exponencialmente se houver um desbloquear do registo nos organismos oficiais".

A agência Lusa contactou o Ministério da Saúde sobre esta situação, mas ainda não obteve resposta.

Leia Também: Já foram realizados 14 milhões de testes à Covid-19 em Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório