Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Encontrou este pássaro no chão em Lisboa? Câmara explica o que fazer

O andorinhão é uma ave comum de se encontrar na capital.

Encontrou este pássaro no chão em Lisboa? Câmara explica o que fazer
Notícias ao Minuto

15:56 - 11/07/21 por Notícias ao Minuto

País andorinhão

A Câmara Municipal de Lisboa deixou, este domingo, um apelo a todos os cidadãos que encontrem no chão um andorinhão - uma ave pequena comum na capital. 

"A queda de um andorinhão ao chão é sempre traumática, seja juvenil (os ninhos são altos) ou adulto (também voam alto e muito rápido), podendo exigir algum tempo e outros cuidados para recuperar", começa por explicar a autarquia, numa nota divulgada nas rede sociais. 

Por isso, caso encontre este pássaro no chão, deve sempre, em primeiro lugar, "recolhê-lo para ser entregue num centro de recuperação de fauna selvagem (CRAS), onde técnicos especializados poderão avaliá-lo".

A entrega do andorinhão nestes centro é essencial, visto que "sendo caçadores de insetos em voo", estas aves "são incapazes de se alimentar sozinhos quando pousados, pelo que a sua alimentação enquanto recuperam é um procedimento exigente". 

Depois, até ser entregue num CRAS, deve manter a ave "numa caixa arejada mas bem fechada, num local tranquilo".

"Caso sinta que a ave está fria, pode colocar dentro da caixa um saco de água quente. Não force alimento nem água, pois pode não conseguir engolir e asfixiar. Poderá oferecer gotículas de água no exterior do bico", aconselha ainda a Câmara.

Notícias ao Minuto Imagem de um andorinhão.© Facebook/Câmara de Lisboa

Leia Também: Calor. União Zoófila alerta para precauções a ter com os gatos e cães

Recomendados para si

;
Campo obrigatório