A União Zoófila denunciou esta, terça-feira, a colocação de um outdoor pela Câmara Municipal de Lisboa a anunciar um novo abrigo para cães e gatos no Parque Urbano do Vale do Forno vinculando a associação à iniciativa. Acontece que, segundo a União Zoófila o cartaz continha informação "falsa", acusando por isso o município de estar a "manipular informação" para fins de propaganda eleitoral.
Confrontada com a situação pelo Notícias ao Minuto, a Câmara Municipal de Lisboa reconheceu, ao final da tarde desta terça-feira, que a colocação do outdoor foi "indevida" e garantiu que "já procedeu à retirada" do mesmo.
A autarquia explica que "tem identificada, no âmbito do projeto do Parque Urbano do Vale do Forno, uma localização para a construção das novas instalações da União Zoófila" e que "tem mantido um diálogo" com a associação "para serem consensualizados alguns aspetos desta solução".
Apesar desta polémica, a Câmara Municipal de Lisboa sublinha, na resposta ao Notícias ao Minuto, que "mantém o propósito de prosseguir as conversações com a União Zoófila para ir ao encontro das preocupações por esta associação manifestadas".
Entretanto, nas redes sociais, a associação também confirmou que o cartaz já foi retirado pela autarquia.
No final da manhã desta terça-feira, a União Zoófila partilhou um texto na sua página oficial de Facebook, no qual garantiu que a informação presente no cartaz em causa utilizava "abusivamente" o nome da associação, "sem o seu consentimento", transmitindo uma ideia "falsa" de que a União Zoófila teria acordado a relocalização das suas instalações.
Na mesma publicação, a associação exigiu a retirada do outdoor, defendendo ainda que se tratava de "uma represália à recusa da associação em assinar um protocolo de intenções com a Câmara de relocalização do seu abrigo".
Leia Também: União Zoófila acusa Câmara de Lisboa de propaganda com "informação falsa"