Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

União Zoófila acusa Câmara de Lisboa de propaganda com "informação falsa"

Em causa está a colocação de um outdoor em que a autarquia garante que irá nascer um novo abrigo para cães e gatos em Lisboa. Em resposta ao Notícias ao Minuto, a CML garante que procedeu, entretanto, "à retirada do outdoor".

União Zoófila acusa Câmara de Lisboa de propaganda com "informação falsa"

O que parecia ser uma ótima notícia, depressa se transformou em polémica. A Câmara Municipal de Lisboa colocou um outdoor na via pública a anunciar um novo abrigo para cães e gatos no Parque Urbano do Vale do Forno. No cartaz, um cachorro e um gato pedem-nos carinho apenas com o olhar. Há ainda referência à União Zoófila e à Associação Focinhos e Bigodes, ficando implícito que estas duas associações se irão juntar neste novo espaço, doado pela autarquia.

Contudo, numa publicação partilhada no Facebook ao final da manhã desta terça-feira, a União Zoófila esclarece que a informação veiculada no cartaz “é falsa” e acusa a Câmara de Lisboa não só de estar a “manipular informação”, para fazer propaganda eleitoral, como de estar a fazer “pressão” para levar esta associação a aceitar algo que já rejeitou.

“A informação transmitida neste outdoor utiliza abusivamente o nome da União Zoófila, sem o seu consentimento, e transmite a ideia, falsa, de que foi acordada a sua relocalização, ou seja, a destruição do seu abrigo localizado em Sete Rios há 70 anos com vista à utilização dos terrenos para outros fins”, denunciam os responsáveis.

Na mesma publicação, a associação realça que o outdoor em questão constituí “uma represália à recusa da associação em assinar um protocolo de intenções com a Câmara de relocalização do seu abrigo, sem conhecer e acordar previamente as condições físicas, funcionais e jurídicas em que a relocalização teria lugar e as condições de segurança e saúde para as pessoas e para os animais do local em questão”.

De acordo com a União Zoófila, a autarquia pretende mudar a associação para um “aterro sanitário com infraestruturas de gás metano, de lixiviados e de proteção danificadas”.

Por considerarem que os cerca de 600 animais que protegem “não são veículo de propaganda política”, os responsáveis pela União Zoófila solicitaram “a remoção imediata do outdoor” à autarquia.

O Notícias ao Minuto pediu esclarecimentos à Câmara Municipal de Lisboa que garantiu ter já procedido à "retirada do outdoor" e revelando que "tem identificada, no âmbito do projeto do Parque Urbano do Vale do Forno, uma localização para a construção das novas instalações" da União Zoófila.

Ainda assim, e destacando o "diálogo" que tem mantido "com a UZ ao longo do tempo para serem consensualizados alguns aspetos desta solução", a CML assume que "a colocação do outdoor" foi "indevida".

[Notícia atualizada às 18h51]

Leia Também: Prefere cães ou gatos? As viagens no Waze vão ficar mais divertidas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório