Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19. Task-force quer vacinar 850 mil pessoas por semana

A task-force adiantou também que quem tomou a primeira dose da vacina da AstraZeneca até 23 de maio poderá receber a segunda dose sem marcação. Devido ao aumento de inoculações, poderão ocorrer perturbações nos centros de vacinação já este fim de semana.

Covid-19. Task-force quer vacinar 850 mil pessoas por semana
Notícias ao Minuto

17:29 - 03/07/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Face à rápida disseminação da nova Delta e considerando que se verificou uma disponibilidade acrescida de vacinas, a task-force anunciou, este sábado, que tomou a decisão de "efetuar um esforço de vacinação" contra a Covid-19.  

"Dessa forma, conjugando a capacidade de agendamento central, a capacidade de agendamento local, o auto agendamento e a modalidade 'Casa aberta', estima-se que será possível vacinar cerca de 850 mil utentes por semana", revelou a task-force esta tarde, em comunicado. 

Mais, de acordo com a equipa coordenada pelo vice-almirante Gouveia e Melo, "prevê-se ser possível, em alguns dias, ultrapassar as 140 mil inoculações diárias"

"Estamos numa guerra contra o vírus e vamos dar o máximo que podemos para adiantar o processo de vacinação, levando ao limite", disse, em declarações à agência Lusa, o vice-almirante Gouveia e Melo. 

O coordenador da task-force explicou ainda que serão usados o máximo de stocks de vacinas existentes para aumentar o ritmo de vacinação: "Estamos a um ritmo de 100 mil por dia, mas ainda vamos aumentar esse ritmo e vamos esgotar todos os nossos stocks de vacinas, eventualmente reduzindo alguma segurança em termos de reserva, mas para adiantar o processo de vacinação", explicou.

A task-force informou também que todos os utentes que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca, até 23 de maio, poderão receber agora "a segunda dose da vacina, sem marcação".

Esperados "momentos de espera" e filas nos centros

Contudo, devido a este aumento de vacinações, a equipa alerta que poderão ocorrer "momentos de espera indesejados e a eventual formação mais generalizada de filas nos centros de vacinação, não obstante todos os esforços que serão tomados para minimizar essas situações".

Estas perturbações poderão já ser sentidas durante o presente fim de semana, "uma vez que o esforço de aceleração do processo está já, gradualmente, a ser posto em prática".

"Considerando as próximas duas próximas semanas como semanas decisivas nesta corrida da vacinação contra o vírus Covid19, o coordenador da task-force apela, desde já, à compreensão, tolerância e colaboração dos utentes", pode ler-se ainda na referida nota.

De acordo com o último relatório da evolução do processo de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, divulgado na passada terça-feira pela Direção Geral de Saúde (DGS), 52% da população (5.335.683 milhões) já tem, pelo menos, uma dose da vacina e 32% (3.295.132 milhões) já completou a vacinação.

Importa sublinhar que, na passada quinta-feira, pessoas com 30 anos ou mais puderam passar a fazer o autoagendamento da vacina contra a Covid-19 no país. Para realizar o autoagendamento basta ir a https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/.

Leia Também: AO MINUTO: Mais 932 casos em Itália; Grávidas vacinadas às 21 semanas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório