Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Praia das Rocas reabre no sábado com lotação máxima de mil pessoas

A Praia das Rocas, em Castanheira de Pera, reabre no sábado com uma lotação máxima de mil pessoas, disse hoje a presidente do município do distrito de Leiria, que garantiu "todas as condições de segurança" para os utilizadores.

Praia das Rocas reabre no sábado com lotação máxima de mil pessoas
Notícias ao Minuto

15:37 - 02/07/21 por Lusa

País Verão

"Temos, novamente, a imposição de uma limitação, que subiu para as mil pessoas. Foi determinada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e a lotação máxima autorizada é de mil pessoas", afirmou Alda Carvalho à agência Lusa.

Segundo a autarca, "em termos de segurança", está a ser feito tudo para que esta época balnear "corra bem, à semelhança do ano passado", quando a lotação era de 650 pessoas, também articulada com a DGS.

Em 2019, a Praia das Rocas, conhecida pelas ondas artificiais, registou cerca de 93.100 entradas, tendo no ano passado contabilizado na ordem das 36.200, diminuição justificada com a pandemia de covid-19.

Alda Carvalho explicou que a preocupação da empresa municipal Prazilândia, que gere a Praia das Rocas, e da câmara foi a reabertura do espaço "em condições de segurança", elencando o investimento na prevenção, que passou, por exemplo, pelo "incremento do pessoal, para acompanhamento dos utilizadores", a medição de temperatura às pessoas ou a disponibilização de recipientes para a desinfeção das mãos.

"Entregávamos um saco a todas as pessoas que entravam na praia, para a deposição do seu lixo, o que vamos manter este ano", exemplificou ainda, referindo que todas as medidas para conter a pandemia se mantêm, incluindo a delimitação dos circuitos de circulação.

"A preocupação pela segurança está instituída", frisou.

A presidente da Câmara de Castanheira de Pera esclareceu que "o espaço guarda lancheiras não vai estar disponível, à semelhança do ano passado".

Quanto a outras atividades no complexo, como barco a remos ou em gaivota, slide, escalada ou rapel, estão previstas, além da abertura, todo o ano, dos 'bungalows', adiantou, acrescentando que está disponível a bilheteira 'online' e a plataforma para os chapéus-de-sol.

Alda Carvalho destacou que "cada pessoa que utiliza a praia terá de ter o cuidado" de se proteger a si própria, pois "protegendo-se, protege todos", destacando o microclima do concelho, além do bem receber, para apelar às pessoas que "se atrevam a viver esta onda no sopé na serra da Lousã".

A época balnear na Praia das Rocas encerra no dia 19 de setembro.

Segundo o seu sítio na internet, a Praia das Rocas situa-se num lago com quase um quilómetro de extensão. Uma ilha no centro da praia, uma piscina de ondas com 2.100 metros quadrados, anunciada como a maior do país, uma albufeira e uma ponte secular são alguns dos atrativos.

Leia Também: Portugal é o sexto país com mais praias com Bandeira Azul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório