Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Marcas chinesas plagiam trabalho de ilustradora portuguesa

Em causa está uma ilustração de um gato preto. Inicialmente, a artista encontrou a obra estampada numa t-shirt à venda na Shein. Agora diz que a empresa chinesa, é apenas a "ponta do iceberg". Lara Luís refere que não há nada que possa fazer.

Marcas chinesas plagiam trabalho de ilustradora portuguesa
Notícias ao Minuto

23:58 - 25/06/21 por Notícias ao Minuto

País Plágio

Uma ilustração da artista portuense Lara Luís está a ser replicado e comercializado, em vários sites. A ilustradora denunciou a situação no Instagram, onde tem mais de 22 mil seguidores. Inicialmente, Lara Luís conta que descobriu uma das suas obras a ser vendida na gigante de moda Shein, que tinha disponível uma t-shirt estampada com sua ilustração por seis euros. 

"A Shein roubou a minha ilustração e está a vendê-la no seu site. Nem consigo explicar o quão triste isto me deixa. Como uma artista independente, que passou anos a trabalhar arduamente e com dedicação para chegar a um trabalho original, isto é como se arrancassem uma parte de mim", começou por partilhar, num post nas redes sociais, esta quinta-feira.  

De acordo com a artista, "o pior" de toda a situação é que não há nada que possa fazer para combater o plágio levado a cabo pela empresa chinesa. 

"Não posso fazer nada contra uma marca desta dimensão da China. Portanto, a única forma de conseguir a atenção deles é fazer barulho. Por favor ajudem-me e partilhem este meu azar com a tagg @sheinofficial para ver se conseguimos entrar em contacto com eles", apelou Lara Luís, agradecendo desde já quem puder apoiar a sua luta.

Entretanto, a mensagem acabou por ser massivamente partilhada e o produto acabou por ser retirado, ainda que sem qualquer reação da Shein. 

Contudo, esta sexta-feira, a ilustradora partilhou outra mensagem a dizer que descobriu que o plágio da Shein era "apenas a ponta do iceberg": "Descobri que vários sites (maioritariamente chineses) estão a vender a mesma ilustração e a situação é ainda pior porque dizem que o design é deles". 

Lara Luís reiterou que não há nada que possa fazer para impedir estas empresas de vender as suas obras. "É impossível de controlar", afirmou.

A ilustradora sublinhou ainda que a indústria não devia poder apropriar-se assim dos trabalhos dos artistas e apontou que devia haver alguma estrutura que protegesse os autores destes roubos de propriedade intelectual. "Isto é tudo muito triste", rematou. 

Em causa está a ilustração de um gato preto com a legenda: "Tu trabalhas, eu vejo e julgo". Esta obra e outras podem ser adquiridas de forma legítima no site da artista laraluis.com

Leia Também: Deixará de ser necessário telemóvel para publicar no Instagram

Recomendados para si

;
Campo obrigatório