Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Debandada de britânicos antes de Portugal deixar de integrar lista verde

A partir de amanhã, terça-feira, Portugal deixa de fazer parte da lista britânica dos países seguros para viajar, no âmbito da pandemia da Covid-19.

Notícias ao Minuto

09:34 - 07/06/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Pandemia

Depois do entusiasmo com o regresso dos britânicos a Portugal, sobretudo ao Algarve, são agora milhares os turistas que regressam ao Reino Unido, depois de serem 'apanhados' pela decisão de retirar Portugal da lista dos países seguros para viajar.

A partir de amanhã, o país deixa de constar na lista verde do Reino Unido, passando a vigorar a quarentena obrigatória de dez dias no regresso a casa.

A par disso, qualquer pessoa que chegue de Portugal tem de realizar dois testes à Covid-19 à chegada. 

Após o anúncio da decisão britânica, na última quinta-feira, milhares de turistas interromperam as férias e rumaram a casa. Só no sábado, terão partido de Faro cerca de 10 mil turistas britânicos, de acordo com o presidente do Turismo do Algarve. 

O responsável indicou à Lusa que ter-se-á registado no sábado o pico de saídas de turistas da região.

No sábado "houve uma concentração de cerca de 10 mil passageiros britânicos para sair, mas é interessante também perceber que, no mesmo período, chegaram 2.500. Portanto, apesar das regras britânicas, ainda há britânicos a chegar ao Algarve", sublinhou. 

João Fernandes explicou que os passageiros, "muitos deles britânicos", se viram obrigados a "antecipar o regresso para chegar ao país antes de terça-feira" e escapar assim à obrigatoriedade de realizar uma quarentena de 10 dias e dois testes à Covid-19 nesse período devido à medida imposta pelo Governo britânico a todos os passageiros que cheguem ao Reino Unido proveniente de Portugal.

As autoridades algarvias aumentaram a capacidade de testagem à Covid-19 no aeroporto de Faro e em vários pontos da região, "sobretudo ao fim de semana", e têm sensibilizado os turistas, tanto nas chegadas como durante as suas estadias nos hotéis, para fazerem os testes antes de rumar ao aeroporto para apanhar os voos de regresso.

A decisão britânica de excluir Portugal da lista verde de viagens foi suscitou críticas do setor turístico, que se preparava para um aumento das reservas e da procura de turistas provenientes do Reino Unido, depois de, a 17 de maio, o Governo britânico ter tomada a decisão contrária, abrindo as viagens com destino a Portugal.

Este domingo, António Costa afirmou que Portugal tem de continuar a apostar no setor do turismo, mas deve evitar ficar dependente de um só mercado, como o do Reino Unido, apostando na diversificação da oferta. 

"Esta crise [pandémica] demonstrou bem a fragilidade de alguns dos setores económicos mais robustos, mais promissores e que foram áreas de especialização natural em muitas regiões. É o caso do turismo", disse.

E reforçou: "Isso significa que nós, cada vez mais para o futuro, não podemos depender tanto e só de um setor económico, temos de ter a capacidade de desenvolver e de ativar outros setores económicos, porque novas crises podem surgir e não podemos estar tão fragilizados perante essas crises como estivemos desta vez."

Leia Também: AO MINUTO: Espanha já deixa entrar vacinados. Certificado a 1 de julho?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório