Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

MAI garante segurança na gestão de comunicações dos polícias

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, assegurou hoje que está garantida a segurança na gestão da Rede Nacional de Segurança Interna (RNSI), por onde passam as comunicações das polícias, com o lançamento do concurso público internacional.

MAI garante segurança na gestão de comunicações dos polícias
Notícias ao Minuto

15:29 - 19/02/14 por Lusa

País Macedo

O Ministério da Administração Interna (MAI) lançou, na segunda-feira, o concurso público internacional para a prestação de serviços de suporte à RNSI, que terá um valor anual máximo de 6,9 milhões de euros.

Desde 2007 que a Portugal Telecom (PT) é o fornecedor de serviços da RNSI, sistemas de comunicação das forças de segurança e restantes organismos tutelados pelo MAI, através de um contrato de ajuste direto.

"As questões de segurança estão asseguradas" com o concurso público internacional, disse hoje aos jornalistas Miguel Macedo, à margem da primeira de cinco conferências promovidas pela GNR sobre o tema "segurança e desenvolvimento".

O ministro destacou que se tenha lançado, pela primeira vez, um concurso público internacional para a gestão da RNSI, sublinhando que o Tribunal de Contas, desde há vários anos, "tem chamado a atenção e criticado a circunstância de se ter sempre operado através de ajuste direto no âmbito da RNSI".

Miguel Macedo disse ainda que o concurso público internacional vai decorrer "num quadro de transparência".

O concurso, que tem um valor anual máximo de 6,9 milhões de euros, destina-se à celebração de um contrato a iniciar-se em janeiro de 2015, e prevê um período de execução de três anos, com a possibilidade de prorrogação por mais um ano.

A PT vai continuar a ser o fornecedor do serviço até à celebração do contrato vencedor do concurso público internacional.

A RNSI é uma rede de comunicações que assegura a conetividade em aproximadamente um milhar de localizações físicas dos vários organismos do MAI, que se distinguem entre si em função dos serviços suportados e dimensão em termos de utilizador.

Segundo o MAI, trata-se de uma rede multisserviço, para dados, voz e vídeo, tendo como principais pressupostos a máxima segurança, a alta disponibilidade e a maior eficiência na gestão de tráfego, permitindo o controlo e redução de custos.

A operação e a gestão da Rede são efetuadas em permanência por equipas dedicadas especializadas da Direção-Geral de Infraestruturas e Equipamentos (DGIE) do MAI.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório