Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Governo abre concurso para 250 lugares de médico assistente sénior

O Governo autorizou hoje a abertura de um concurso para o preenchimento de 250 lugares de assistente graduado sénior, admitindo que se regista uma diminuição de médicos com esta categoria desde 2011.

Governo abre concurso para 250 lugares de médico assistente sénior
Notícias ao Minuto

17:17 - 31/05/21 por Lusa

País Governo

O despacho com este objetivo foi publicado hoje em Diário da República, "reconhecendo que desde 2011 tem vindo a verificar-se uma diminuição do número de assistentes graduados seniores, situação que não foi ainda reposta pelo provimento de postos de trabalho no âmbito dos procedimentos cuja abertura tem vindo a ser autorizada".

Segundo disse à agência Lusa o Sindicato Independente dos Médicos, nos últimos dez anos, reformaram-se cerca de 2.200 médicos assistentes graduados seniores e só terão entrado, até agora, cerca de 400.

De acordo com Governo, em 2017 e 2019, foi autorizada a abertura de procedimentos de recrutamento, tendo em vista o preenchimento de, no total destes dois anos, de 400 postos de trabalho para clínicos nessa categoria da carreira médica.

"A instituição de carreiras profissionais devidamente estruturadas e hierarquizadas tem-se revelado como um dos fatores mais relevantes para garantir a qualidade dos cuidados prestados pelos diversos serviços estabelecimentos integrados no Serviço Nacional de Saúde", adianta ainda o despacho.

Para as funções de direção, chefia ou coordenação de departamentos, serviços ou unidades funcionais, a lei prevê que sejam desempenhadas por médicos com a categoria de assistente graduado sénior ou, em casos devidamente fundamentados, de assistente graduado.

A distribuição dos 250 lugares objeto deste concurso será determinada por "despacho do membro do Governo responsável pela área da saúde, na sequência de proposta a apresentar pela Administração Central do Sistema de Saúde, auscultadas as Administrações Regionais de Saúde", refere o despacho agora publicado.

Leia Também: Ministra diz que consultas e cirurgias já estão perto dos níveis de 2019

Recomendados para si

;
Campo obrigatório