Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

Bombeiros exigem explicações sobre suspensão da renovação de ambulâncias

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) exigiu hoje ao INEM que explique quais os motivos da suspensão da renovação da frota de ambulância ao serviço dos bombeiros, lembrando que esta substituição estava calendarizada.

Bombeiros exigem explicações sobre suspensão da renovação de ambulâncias
Notícias ao Minuto

19:14 - 26/05/21 por Lusa

País Liga dos Bombeiros

Em comunicado, a LBP lamenta que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tenha utilizado dinheiro que era destinado à substituição de 75 ambulâncias de socorro do INEM ao serviço dos bombeiros, sublinhando que esta substituição tinha sido programada entre a Liga e o INEM.

Segundo a LBP, o que está em causa é "um programa de substituição progressiva de ambulâncias, muitas delas já obsoletas, operadas pelos bombeiros", existindo um protocolo calendarizado com a Liga.

"A LBP entende que o INEM deve uma explicação às associações e corpos de bombeiros, devendo assumir com caráter de urgência o compromisso da reposição das ambulâncias em falta".

A Liga frisa que os bombeiros asseguram cerca de 95 por cento do socorro coordenado pelo INEM, mas que "as contrapartidas que daí recebem só representam o máximo de dois por cento das verbas geridas pelo INEM".

"Para a LBP é chegada a hora dos bombeiros serem tratados com respeito e à altura da missão que cumprem e não como parentes pobres do sistema", refere ainda a Liga.

O Jornal de Notícias de hoje diz que as contas dos saldos de gerência do INEM ficaram com quase 90 milhões de euros a menos (ME), fruto de transferências para a Administração Central do Sistema de Saúde (19 ME), o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (3,7 ME) e, sobretudo, a Direção-Geral da Saúde (67,2 ME), o que travou a renovação das ambulâncias PEM (Posto de Emergência Médica).

Numa resposta enviada à Lusa, o Ministério da Saúde assegurou que "estão a ser desenvolvidos todos os esforços para que a renovação das ambulâncias em funcionamento nos PEM, afetada pela pandemia da covid-19, possa ser retomada tão rapidamente quanto possível".

Relembrando que "entre 2017 e 2019 o INEM estabeleceu protocolos para renovação de 195 Ambulâncias PEM e procedeu à criação de 53 novos PEM", o Ministério da Saúde explicou ainda que o plano de renovação da frota do INEM prevê para 2021 a atualização de 75 ambulâncias afetas às corporações de bombeiros e que serão compradas novas viaturas.

Leia Também: AO MINUTO: UE ameaça AstraZeneca. Algarve recupera de atraso na vacinação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório