Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Azeméis aplica quase meio milhão para remover amianto de 12 escolas

O município de Oliveira de Azeméis vai aplicar 491.000 euros em operações para remoção de amianto em 12 escolas do concelho, revelou hoje a autarquia do distrito de Aveiro, onde a empreitada demorará nove meses.

Azeméis aplica quase meio milhão para remover amianto de 12 escolas
Notícias ao Minuto

11:57 - 18/05/21 por Lusa

País Amianto

A intervenção anunciada pelo presidente da Câmara incidirá em edifícios do ensino pré-escolar, em estabelecimentos do 1.º ao 3.º ciclo, e também em escolas secundárias, devendo decorrer "preferencialmente nas interrupções das atividades letivas".

Para Joaquim Jorge Ferreira, "esta obra é uma necessidade urgente para dar mais segurança e condições à população escolar e a toda a comunidade educativa", tendo em conta que, embora presente em diversos edifícios construídos sobretudo nas décadas de 1970 a 2000, o amianto está proibido desde 2005 devido aos seus riscos para a saúde, em particular pelos seus efeitos cancerígenos.

Os trabalhos deverão iniciar-se logo após o final do presente ano letivo e irão envolver sobretudo a substituição de coberturas com telhas em fibrocimento, assim como de outros revestimentos e isolamentos nos quais a referida fibra mineral esteja presente.

No que se refere a jardins-de-infância, a empreitada abrange os estabelecimentos de Nogueira do Cravo, Vilarinho (na freguesia de Cesar), Vermoim (na de Ossela) e Alumieira (em Loureiro), assim como imóveis que acolhem simultaneamente pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, como acontece no do Picoto (em Cucujães) e de Bustelo (São Roque).

Quanto a escolas EB1, ficarão sem amianto a Cavadinha N.º 1 (em Carregosa) e a Elvira Fernandes Dias (também em São Roque).

O mesmo se antecipa para quatro escolas EB2/3 e Secundárias do concelho: a de Carregosa, a de Loureiro, a Comendador Ângelo Azevedo (na freguesia de São Roque) e a José Pereira Tavares (no Pinheiro da Bemposta).

Leia Também: Iniciada remoção de 8 mil metros quadrados de amianto em bairro de Monção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório