Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

ORION 21 simula entrada em área contaminada e treina manobras de combate

Continua no terreno o ORION 21, o “maior exercício anual planeado e executado” pelo Exército. Nos últimos dias, foi treinado o Módulo Nuclear, Biológico, Químico e Radiológico, testada uma Operação Retrógrada, e houve ainda uma visita especial.

Notícias ao Minuto

12:42 - 11/05/21 por Notícias ao Minuto

País Exército

Mais de 1.650 militares e 200 viaturas de Portugal e Espanha continuam no terreno em Abrantes, Constância e Vendas Novas, no "maior exercício anual" conduzido pelo Exército português no âmbito da NATO, e que decorre até dia 14.

Neste exercício, e tal como revelou o Notícias ao Minuto no arranque do ORION 21, são planeadas e executadas operações de resposta a crises, centradas na componente terrestre, com a finalidade de avaliar e certificar os objetivos de força do Exército, em ambiente operacional de cariz conjunto e combinado, associados com compromissos internacionais da NATO, Nações Unidas e União Europeia.

Nos últimos dias, foi testado "o Módulo Multifunctional Nuclear, Biológico, Químico e Radiológico (NBQR)" que "executou atividades de treino cruzado com as Companhias de Atiradores Mecanizadas de Rodas do Agrupamento Mecanizado da NATO 'Very High Readiness Joint Task Force 22', operando uma linha de descontaminação de Viaturas Blindadas de Rodas PANDUR II 8x8 que tinham entrado numa área contaminada".

Já o Agrupamento Mecanizado ALFA, "constituído por dois subagrupamentos, um português e um espanhol, realizou um 'Situational Training Exercise'", para "otimizar a sincronização de capacidades numa Operação Retrógrada".

Estes treino que foi comandado pelo comandante do Grupo de Carros de Combate da Brigada Mecanizada, foi "focalizado nas técnicas, táticas e procedimentos que se têm realizado ao longo desta semana, no sentido de facilitar a conduta nas manobras de combate mais complexas", explica o Exército.

Destaque ainda para a visita do comandante da Brigada Extremadura XI, do Exército Espanhol, Brigadeiro-General Antonio Balibera, que se deslocou ao Campo Militar de Santa Margarida para assistir ao Exercício de Treino de uma Situação Tática realizado pelo Agrupamento Mecanizado Alfa, constituído por militares portugueses e por 167 militares espanhóis.

O ORION 21, que conta este ano com a participação de mais de 200 viaturas, das quais 113 blindadas e 25 carros de combate, terminará no próximo dia 14 de maio com a realização de um evento que inclui a demonstração de uma operação ofensiva com as forças participantes, as quais executarão tiro real, direto e indireto, com os sistemas de armas principais (carros de combate, artilharia, viaturas de combate infantaria).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório