Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Circular em rotundas? Estas são (todas) as regras que tem de saber

No Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante, a Guarda Nacional Republicana recorda as alíneas que tem de dominar para circular em rotundas.

Circular em rotundas? Estas são (todas) as regras que tem de saber
Notícias ao Minuto

13:39 - 05/05/21 por Notícias ao Minuto

País Segurança Rodoviária

As rotundas surgiram nas estradas para ajudar a fazer o trânsito fluir, mas são estas também que 'encerram' algumas das dúvidas mais prementes dos condutores portugueses. Nomeadamente quanto à via a adotar tendo em conta a saída pretendida. 

Como tal, neste Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante, que se marca esta quarta-feira, a Guarda Nacional Republicana (GNR) voltou a recordar como se circula nas rotundas. 

São poucas regras que todos devemos saber. Pronto para absorvê-las? 

Então, nas rotundas, o condutor deve adotar os seguintes comportamentos:

  • "Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;
  • Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;
  • Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;
  • Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino".

Já os "condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores".

Ainda no âmbito do Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante, a GNR apela aos condutores que, "hoje e sempre", estejam atentos "todas as movimentações", respeitem "os limites de velocidade e as prioridades, as cedências de passagem, os sinais de mudança de direção (pisca-pisca)", entre outros. 

Fique com uma imagem da GNR que mostra como deve ser feita uma correta circulação nas rotundas:

Leia Também: Kobe Bryant eternizado em campo e prédio de 12 andares em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório