Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Está no terreno o ORION 21, o maior exercício anual do Exército

Arrancou dia 2, o “maior exercício anual planeado e executado” pelo Exército, o ORION 21. No decorrer da semana, cerca de 1.800 militares vão ‘pôr à prova’ as várias capacidades e meios do Exército português. O Notícias ao Minuto está a acompanhar este exercício e tem imagens para mostrar.

Notícias ao Minuto

12:11 - 05/05/21 por Notícias ao Minuto

País Exército

Até ao dia 14 de maio, nas regiões de Santa Margarida, Bemposta e Vendas Novas, o Exército Português vai “treinar, avaliar e certificar” as suas várias capacidades e meios no ORION 21, “o maior exercício anual planeado e executado pelo Exército”.

No total, este ano, estão “empenhados cerca de 1.800 militares”. No Campo Militar de Santa Catarina está o Agrupamento Mecanizado ‘Very High Readiness Joint Task Force’ 2022, a ‘Multinacional Task Force’ e a ‘Special Operations Land Task Unit’.

Já no Regimento de Artilharia N.º 5 está “empenhada a Força de Reação Imediata e no Regimento de Apoio Militar de Emergência, em modo ‘Command Post Exercise’, o Módulo de Apoio Militar de Emergência”.

Destaque ainda para o facto de, este ano, o ORION 21 contar também com a participação de Forças internacionais: a Força do Exército Espanhol e Observadores do Exército Francês.

"São exercícios de grande importância para que as nossas forças, quando estão em missão no estrangeiro, tenham as melhores condições de segurança no cumprimento das suas missões". A afirmação foi proferida em 2019 pelo ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, à margem do ORION 19, que também contou com a participação de militares de Espanha, EUA, Lituânia, Roménia, Brasil, França e Grécia.

A chegada da Força Espanhola ao Campo Militar de Santa Margarida

O Campo Militar de Santa Margarida, no município de Constância (distrito de Santarém), abriu portas no passado domingo ao "maior exercício deste ano organizado pelo Exército Português".

Neste vídeo, partilhado pelo Exército, é possível assistir à chegada da Força Espanhola ao Campo Militar de Santa Margarida, uma das participações especiais no ORION 21.

Treino de técnicas de condução e execução de tiro com a nova arma do Exército

O Agrupamento Mecanizado NATO 'Very High Readiness Joint Task Force 22', do Exército Português mostra o "treino de técnicas de condução, embarque (entrada) e desembarque (saída) da Viatura Blindada de Rodas PANDUR II 8x8" e a "execução de tiro com a nova arma ligeira do Exército, Espingarda de Assalto FN SCAR-L 5,56mm".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório