Meteorologia

  • 19 JUNHO 2021
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Edição

"Constrangimentos": Cascais deixa aviso para quem vai levar hoje a vacina

Autarquia garante que já está a tentar resolver problema. Contudo, esperam-se longas filas, esta segunda-feira, no centro de vacinação de Alcabideche.

"Constrangimentos": Cascais deixa aviso para quem vai levar hoje a vacina

A Câmara Municipal de Cascais deixou, esta segunda-feira, um aviso para todos os cidadãos com marcação para hoje de vacinação contra a Covid-19.

"Informamos que ocorreu um constrangimento no agendamento da vacinação para o Centro de Alcabideche, por parte do SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde), pelo que se antecipa um aumento do tempo de espera dos utentes, nesta segunda-feira, dia 3 de maio", alertou o município, esta manhã, em comunicado. 

O constrangimento prende-se com um erro no agendamento de vacinações, sendo que a autarquia estipulou o limite para este centro de 1.200 marcações por dia e foram agendadas pelo SPMS 2.100 só para hoje.

"Dos 2.100 utentes contactados para agendar para amanhã, cerca 1.500 receberam o SMS de confirmação (com dia e hora da vacinação). Cerca de 600 receberam o 1º SMS a propor o dia 3 de maio, mas não receberam o 2º SMS a confirmar o agendamento e com a respetiva hora de vacinação. (...) Em conclusão, antecipamos um fluxo de 1.500 pessoas para vacinar, que nunca foi atingido em Alcabideche e ultrapassa o limiar atual definido para estas faixas etárias pelo ACES de Cascais e pela Proteção Civil de 1.200 pessoas", avisa a autarquia, que alerta também para a possibilidade de haver "longas filas de espera e constrangimentos na operação (nomeadamente na área funcional 'pós-vacinação')".

A nota, assinada pelo autarca Carlos Carreira, pede, assim, aos utentes que caso tenham recebido o alerta para tomar a vacina contra a Covid-19 esta manhã, que confirmem se receberam "o SMS com a confirmação do agendamento (com a indicação do dia e hora da vacinação)", antes de se dirigirem ao Centro de vacinação. 

"Se não recebeu o SMS de confirmação deve aguardar, não se dirija ao Centro de Vacinação", é referido. 

A Câmara de Cascais garante ainda que já solicitou aos SPMS que "remetesse um SMS de confirmação de agendamento para terça-feira em S. Domingos de Rana, para os 600 utentes em causa". "Porém, ainda não dispomos da confirmação de que os SMS tenham sido enviados em tempo útil (noite de domingo para segunda", é referido. 

Entretanto, também já foram adotadas medidas para mitigar o problema, como por exemplo, um reforço do número de enfermeiros e de técnicos da Proteção Civil no Centro de Alcabideche ou a transferência, numa viatura própria, de utentes a vacinar de Alcabideche para S. Domingos de Rana. 

Leia Também: AO MINUTO: UE quer abrir portas a vacinados. Dia da Defesa Nacional volta

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório