Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Auto-agendamento da vacinação: Várias zonas do Norte com vagas esgotadas

Mais de 90 mil pessoas já terão acedido à nova plataforma online.

Auto-agendamento da vacinação: Várias zonas do Norte com vagas esgotadas
Notícias ao Minuto

15:55 - 24/04/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Milhares de pessoas procederam, ontem, ao auto-agendamento da vacinação contra a Covid-19, para pessoas com 65 anos ou mais, no dia em que foi lançada a plataforma online para o efeito. 

De acordo com a SIC Notícias, até às 20h00 desta sexta-feira, mais de 90 mil pessoas usaram o novo sistema para marcar a inoculação. 

Contudo, já há várias zonas no país onde as vagas de marcação esgotaram, designadamente, no Porto, em Vila Nova de Gaia, Braga e Guimarães. 

Os utentes que não conseguiram marcar a vacinação online e que não quiseram agendar a vacinação para um dos concelhos vizinhos entram agora, automaticamente, numa lista de espera. 

Esta sexta-feira, na sessão de apresentação do sistema, Luís Goes Pinheiro, presidente da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, sublinhou que, para já, só podem fazer marcações os utentes que têm 65 ou mais anos, que ainda não foram vacinados com nenhuma dose e não tiveram a doença.

Após aceder ao site, explicou o responsável, para fazer o agendamento, basta introduzir um conjunto de dados que "encaminham o utente para escolher o local de vacinação". Será pedido um número de telemóvel e, posteriormente, que escolha uma data. "Escolhendo a data, ficará confirmado o pedido de agendamento", esclareceu ainda Luís Goes Pinheiro. 

No final do processo, é disponibilizado um comprovativo de agendamento que necessita apresentar em caso de cancelamento. É ainda enviada uma mensagem para o número de telemóvel inserido, à qual deve responder, "num processo semelhante quando a convocatória é feita pelas unidades de saúde".

Leia Também: AO MINUTO: Alemanha aperta medidas; Internamentos em queda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório