Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Alemanha aperta medidas; Internamentos em queda

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Alemanha aperta medidas; Internamentos em queda
Notícias ao Minuto

07:48 - 24/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A segurança da administração das vacinas contra a Covid-19 continua a ser uma questão avaliada por países e autoridades competentes no mundo inteiro. Este sábado, os Estados Unidos anunciaram que vão retomar o uso da vacina Johnson & Johnson, seguindo a recomendação de um painel de conselheiros do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

O anúncio foi feito em comunicado conjunto do CDC e da Administração para Alimentos e Medicamentos (FDA), após a vacina ter sido suspensa devido à identificação de 15 casos de um tipo raro de coágulo de sangue, três deles fatais, depois da administração desta vacina. 

Entretanto, no que diz respeito à vacina da AstraZeneca, as autoridades australianas revelaram, durante a noite de sexta-feira, que registaram mais três casos de pessoas que sofreram de coágulos no país, incluindo um idoso de 80 anos, "muito possivelmente" relacionados com a administração desta vacina. 

Importa recordar que, ontem, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) defendeu a administração da segunda dose da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca, mesmo com os riscos associados à possibilidade de ocorrência de coágulos sanguíneos após a vacinação.

Por cá, o processo de vacinação tem acelerado nos últimos dias e a pandemia tem desagravado. De acordos dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS9 e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Portugal pode atingir os 60 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes dentro de "um a dois meses".

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo: 

14h35 - Recorde mundial de infeções. Perto de 893 mil novos casos de covid-19 foram reportados em todo o mundo na sexta-feira, um número recorde desde o início da pandemia, que já provocou 3.088.103 mortos a nível mundial, segundo um balanço divulgado hoje pela AFP.

14h20 - Reforçado processo de vacinação na ilha açoriana de São Miguel. A Unidade de Saúde de São Miguel reforçou a capacidade de resposta nos vários centros de vacinação covid-19 em São Miguel, alargando o funcionamento dos espaços de inoculação e abrindo um novo centro de vacinação na Ribeira Grande.

14h09 - Portugal regista mais 2 mortos e 567 novos casos de Covid-19. 

14h05 -  Suíça deteta primeiro caso de variante indiana. "O primeiro caso da variante indiana da covid-19 foi detetado na Suíça", anunciou o Departamento Federal de Saúde Pública da Suíça, através de uma publicação no Twitter.

13h45 - Atualização dos dados dos Açores: Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 14 novos casos positivos de covid-19, 13 em São Miguel e um na Terceira, e há mais 27 pessoas que recuperaram da doença no arquipélago, informou a Autoridade de Saúde Regional.

13h17 - Bélgica vai administrar vacina da AstraZeneca a maiores de 41 anos. As autoridades belgas decidiram reservar a vacina da AstraZeneca para pessoas com mais de 41 anos e administrar a vacina de Janssen sem limite de idade, na sequência de recentes avaliações emitidas pela Agência Europeia de Medicamentos.

12h45 - Alemanha inicia hoje nova fase de restrições mais duras sob críticas.  A Alemanha entra hoje numa nova fase de restrições mais duras para combater a terceira vaga da pandemia de covid-19, sob críticas de alguns partidos políticos, que defendem que o recolher obrigatório viola a Constituição.

12h22 - Pessoas morrem à porta dos grandes hospitais de Nova Deli. De acordo com relatos de médicos e pacientes da capital indiana de Nova Deli, recolhidos pela Sky News, centenas de pessoas estão a morrer nos passeios das ruas, juntos aos grandes hospitais, enquanto esperavam para ser admitidas e vistas por um médico. Veja as imagens aqui.

11h34 - Timor-Leste com 69 novos casos de infeção por SARS-CoV-2. Mais 69 casos de infeção por SARS-CoV-2 foram registados nas últimas 24 horas em Timor-Leste, que totaliza 1.808 casos e três mortos desde o início da pandemia, segundo os dados oficiais hoje divulgados.

11h15 - Multados 89 participantes numa festa ilegal em Valongo. A PSP multou hoje 89 participantes numa festa ilegal em Ermesinde, concelho de Valongo, no distrito do Porto, e mandou encerrar o estabelecimento onde o evento decorria, informou fonte policial.

10h59 - África com mais 65 mortes e 2.612 novas infeções. África registou mais 65 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas e 2.612 novas infeções, segundo os dados oficiais hoje disponíveis, que não foram atualizados relativamente aos países com maior incidência da doença.

10h25 - Comissão tem 49 milhões para criação do certificado verde digital. A Comissão Europeia vai disponibilizar 49 milhões de euros para a criação do certificado verde digital, o livre-trânsito para facilitar a circulação na União Europeia, 27 milhões de euros dos quais serão mobilizados para infraestruturas tecnológicas dos países.

10h20 -  PSP de Castelo Branco regista 12 infrações ao estado de emergência. A PSP de Castelo Branco registou 12 infrações no âmbito da realização de 13 ações de fiscalização das normas do estado de emergência, efetuadas entre o dia 13 e segunda-feira, foi hoje anunciado.

10h07 - Bruxelas "confiante" em livre circulação na Europa no verão. A Comissão Europeia acredita na retoma da livre circulação na União Europeia (UE) no verão, dada a "intenção real" de os países levantarem restrições às viagens devido à covid-19 e os avanços para criação do certificado verde digital.  

09h48 - Arranca Semana Europeia da Vacinação. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) recordou esta manhã que a partir de hoje até 30 de abril, assinala-se a Semana Europeia da Vacinação, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, a vacinação contra a Covid-19 é o processo mais importante em termos de saúde pública no mundo. É de sublinhar que se tem mais de 65 anos pode fazer o autoagendamento da vacinação contra a Covid-19 aqui.

"Esta semana tem como objetivo alertar para a importância da vacinação, na prevenção de doenças e na proteção da vida", pode ler-se numa nota divulgada pelo SNS nas redes sociais. 

09h03 - Especialistas consideram teletrabalho "grande obstáculo" à saúde digestiva. Ao promover o sedentarismo, o teletrabalho tem sido um "grande obstáculo" à saúde digestiva, afirmaram hoje especialistas, destacando que a procura por consultas é, atualmente, motivada pela síndrome do intestino irritável, uma alteração intimamente relacionada com o 'stress'.

08h34 - Índia bate novo recorde diário de mortes. A Índia bateu hoje um novo recorde diário de mortes atribuídas à Covid-19, enquanto o Governo se esforça para tentar fornecer oxigénio aos hospitais, sobrecarregados por centenas de milhares de novos casos.

Nas últimas 24 horas foram registadas 2.624 mortes associadas à doença, um novo recorde, e mais de 340 mil novos casos também foram identificados. 

Notícias ao Minuto Paciente com Covid-19 espera na rua para ser admitido no Hospital Guru Teg Bahadur, em Nova Deli. © Reuters

08h07 - "Inconformidades" no cumprimento do plano de vacinação? De acordo com o Jornal de Notícias, a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) investigou 272 organismos em Portugal e encontrou indícios de "inconformidades" no cumprimento do plano de vacinação contra a Covid-19 em 169 entidades. A informação consta de um relatório preliminar da autoridade a que o jornal teve acesso. 

07h55 - Paquistão regista recorde de mortos nas últimas 24 horas. O Paquistão registou um novo máximo de mortos com Covid-19 nas últimas 24 horas, com as autoridades a anunciarem 157 óbitos, elevando o total de fatalidades para 16.999.No mesmo balanço oficial foram comunicados 5.908 casos adicionais, aumentando o total de infetados desde o início da pandemia para 790.016.

07h40 - México com mais 409 mortos e 3.911 casos. O México registou 409 mortos por Covid-19 e 3.911 infetados nas últimas 24 horas, segundo as autoridades mexicanas. Desde o início da pandemia, o país contabilizou 214.504 óbitos e 2.323.430 casos.

07h21 - Família acusada de vender lixívia como cura pode ser condenada a perpétua. Uma família norte-americana acusada de vender uma lixívia industrial tóxica como cura para a Covid-19 através da sua igreja, na Florida, vai responder em tribunal por três crimes federais que poderão resultar em prisão perpétua. 

As quatro pessoas - Mark Grenon, de 62 anos, e os seus filhos, Jonathan, de 34 anos, Jordan, de 26, e Joseph, de 32 - foram acusados de conspiração para cometer fraude e de dois crimes de desrespeito, cujo objetivo é comparável a acusações de má-fé.

07h13 - Alemanha com mais 23.392 casos e 286 mortes. Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 23.392 casos de Covid-19 e 286 mortes, segundo os dados do Instituto Robert Koch. Desde março que as novas infeções estão a aumentar.

07h09 - EUA com mais 962 mortos e 71.095 novos casos. Os Estados Unidos registaram 962 mortos e 71.095 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Desde o início da pandemia, o país acumulou 571.109 óbitos e 31.986.375 casos da doença. Os EUA são o país com mais mortes e também com mais casos.

07h04 - Governo alemão revê em alta previsões de crescimento para 2021. O Governo alemão vai rever em alta a sua previsão de crescimento para 2021 graças à resiliência da indústria e apesar das novas restrições ligadas à crise da saúde, disse o ministro da Economia, numa entrevista hoje publicada.

07h00 - China com 9 casos em 24 horas, todos importados. A China detetou nove casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, todos importados, anunciaram hoje as autoridades de saúde. A Comissão de Saúde da China adiantou que o número total de casos ativos é de 305, quatro deles em estado grave.

Recorde aqui os principais desenvolvimentos que ocorreram ontem sobre a pandemia em Portugal e no Mundo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório