Meteorologia

  • 09 MAIO 2021
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Edição

São Miguel continua com medidas restritivas de Alto Risco até 30 de abril

A ilha de São Miguel continua no nível de Alto Risco de contágio de covid-19 e irá manter as restrições em vigor, como o recolher obrigatório e o encerramento de cafés e restaurantes, até ao final do mês.

São Miguel continua com medidas restritivas de Alto Risco até 30 de abril
Notícias ao Minuto

19:40 - 22/04/21 por Lusa

País Açores

"Tendo em conta o número de novos casos identificados ao longo da última semana, ficam em situação de alto risco os concelhos da Lagoa, da Ribeira Grande e de Vila Franca do Campo [...], em baixo risco Ponta Delgada e Nordeste e, em muito baixo risco, o concelho da Povoação", adiantou hoje o diretor regional da Saúde, Berto Cabral.

O também responsável pela Autoridade de Saúde Regional, que falava em conferência de imprensa sobre a situação epidemiológica na região, esclareceu que "toda a ilha de São Miguel ficará em nível de alto risco, com as correspondentes medidas que, atualmente, até já se encontram em vigor", porque 50% dos concelhos da ilha estão no nível mais alto de risco de contágio.

As medidas irão vigorar até às 23:59 (hora local, 00:59 em Lisboa) de dia 30 de abril, confirmou à Lusa fonte do Governo Regional.

Existem cinco níveis de risco: muito baixo (menos de 25 casos por 100 mil habitantes), baixo (entre 25 e 49 casos por 100 mil habitantes), médio (entre 50 a 74 casos por 100 mil habitantes), médio alto (entre 75 e 99 casos por 100 mil habitantes) e alto (mais de 100 casos por 100 mil habitantes).

Todos os restantes concelhos dos Açores estão em muito baixo risco de propagação do novo coronavírus SARS-CoV-2.

Em São Miguel, está proibida a circulação na via pública entre as 20:00 locais (21:00 em Lisboa) e as 05:00 durante a semana e entre as 15:00 e as 05:00 ao fim de semana.

Toda a atividade comercial está encerrada nesses períodos, com exceção das farmácias, clínicas médicas e consultórios, postos de abastecimento de combustíveis com venda ao postigo e lojas de conveniência de venda de bens essenciais integrados em postos de combustíveis.

Os restaurantes, cafés e similares estão fechados, podendo funcionar em regime de entrega ao domicílio e 'take-away' até às 22:00.

No nível de Alto risco, é ainda obrigatório o teletrabalho nas atividades e funções em que seja exequível, para quem tenha alguma patologia que constitua comorbilidade de risco ao vírus SARS-CoV-2, bem como para um dos progenitores de crianças até aos 12 anos, que estejam em regime de ensino à distância ou cujas creches, jardins de infância e ATL estejam encerrados.

No caso de não ser possível a implementação do teletrabalho, é recomendado o desfasamento de horário.

Em São Miguel estão também encerrados todos os estabelecimentos de ensino, ginásios e piscinas cobertas, estando proibidas as práticas desportivas nestes espaços.

Os Açores têm 306 casos ativos de covid-19, sendo 291 em São Miguel, sete na Terceira, sete em Santa Maria e um nas Flores.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.755 casos nos Açores, tendo recuperado da doença 4.298 pessoas e falecido 31.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados em relação à pandemia, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.060.859 mortos no mundo, resultantes de mais de 143,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.956 pessoas dos 832.891 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Açores preparam manual de procedimentos para o turismo

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório