Meteorologia

  • 07 MAIO 2021
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

Afinal, Açores mantêm teste à chegada. Mas quem já o tiver 'sai a ganhar'

Quem fizer o teste à Covid-19 em Portugal antes da viagem, terá esse teste pago e recebe ainda 35 euros para gastar na região. Estrangeiros não têm o teste pago, mas recebem incentivo maior. Em qualquer dos casos, o teste PCR é repetido ao 6.º e 12.º dias no arquipélago.

Afinal, Açores mantêm teste à chegada. Mas quem já o tiver 'sai a ganhar'

Os Açores vão manter a obrigatoriedade de serem realizados testes à chegada à região, no caso dos passageiros que não o tenham feito antes da partida, mesmo que o Estado de Emergência não seja renovado.

Ao contrário do que tinha sido avançado ontem, de que o Governo Regional iria apenas manter a obrigatoriedade de serem realizados testes aos 6.º e 12.º dias no arquipélago, a verdade é que os passageiros que não o façam antes da partida, terão de fazê-lo na chegada à região.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a Secretaria Regional da Saúde e Desporto esclarece que os testes à Covid-19 são para manter no início da viagem, bem como aos 6.º e 12.º dias de permanência.

Ainda assim, a Autoridade de Saúde Regional confirma que há vantagens para quem fizer o teste previamente:

  • Passageiros com teste PCR negativo efetuado em Portugal continental ou na Madeira, nas 72 horas prévias à viagem, terão esse teste pago pela Região, nos laboratórios convencionados, além de um incentivo de 35 euros para usufruto nos Açores, e testes ao 6.º e 12.º dia pagos pela Região, caso permaneçam os dias em causa;
  • Passageiros com teste PCR negativo efetuado no estrangeiro terão de pagar esse teste, que terá de ser feito nas 72 horas prévias à viagem, e recebem um incentivo de 50 euros para usufruto nos Açores, e testes ao 6.º e 12º dia pagos pela Região, caso permaneçam os dias em causa.

No caso dos viajantes que cheguem ao arquipélago sem teste PCR efetuado antes da partida, terão o teste pago à chegada, mas não recebem qualquer incentivo para usufruir na região. Além disso, terão de aguardar o resultado do teste em isolamento profilático (o que pode levar até 24 horas) e também repetem os testes ao 6.º e 12.º dia.

No caso dos passageiros que testem positivo à chegada, terão de cumprir os 10 dias de confinamento obrigatório e os acompanhantes, referenciados como contactos próximos de alto risco, terão que cumprir isolamento profilático por um período de 14 dias. 

"O confinamento obrigatório e o isolamento profilático decorrem no alojamento inicialmente contratado pelo passageiro. Caso a situação decretada se prolongue por um período para além do inicialmente contratado pelos passageiros, a Região Autónoma dos Açores assume os encargos com alojamento e refeições em unidade hoteleira designada para o efeito", esclarece aquela autoridade em comunicado.

Mas, mesmo que o Estado de Emergência não seja renovado, há exceções a estas regras. Passageiros até 12 anos, passageiros que apresentem declaração de alta clínica de vigilância e das medidas de isolamento, tripulações de companhias aéreas e profissionais de saúde em serviço não estão obrigados a realizar teste de despiste ao SARS-CoV-2 à chegada aos Açores.

Leia Também: Covid-19. Açores com 24 novos casos e 22 recuperações

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório